PrefeituraSanta MariaSaúde

CIDADE. Nova UPA, no Patronato, já tem a aprovação do Estado. Mas ainda falta aval do Ministério da Saúde

Pronto Atendimento Flávio Schneider, do Patronato, já está passando por reformas, que atendem aos modelos arquitetônicos de uma UPA

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria deu mais um passo importante no que diz respeito a investimentos na área da Saúde na cidade. Isso porque o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, autorizou o Município a transformar o Pronto Atendimento (PA) Flávio Miguel Schneider, o PA do Patronato, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Ampliada tipo II. Consequentemente, fica autorizada também a transformação da UPA III, que funciona junto à Casa de Saúde, em UPA Regional. A autorização foi divulgada no Diário Oficial do Rio Grande do Sul, após parecer técnico da Coordenação da Urgência e Emergência do Estado.

“Desde o início do nosso Governo estamos trabalhando para melhorar e resolver os problemas da área da Saúde em Santa Maria. Estamos buscando a transformação do PA do Patronato em UPA, sempre com planejamento e responsabilidade, porque queremos cuidar das pessoas e oferecer um atendimento efetivo e de qualidade”, ressaltou o prefeito Pozzobom.

Conforme a coordenadora de Urgência e Emergência do Município, Sandra Hertz, após a autorização estadual, a equipe responsável pelo processo na Secretaria de Saúde do Município está trabalhando, no momento, na organização e levantamento de documentos necessários para a habilitação, tanto em nível local, quanto estadual, por meio da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). Segundo Sandra, entre os dados estão a assinatura de compromissos formais de, por exemplo, manter equipe de profissionais (com presença médica, de enfermagem e apoio administrativo) em atuação na nova UPA todos os dias da semana, de que existe Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) habilitado no Município, de implantar totalmente o acolhimento com classificação de risco, entre outros.

As informações levantadas serão encaminhadas ao Ministério da Saúde, para avaliação e aprovação da habilitação. A transformação de porte das duas Unidades de Saúde representa conquistas importantes para o Município, especialmente no que diz respeito à qualidade do serviço, já que, por exemplo, o PA do Patronato passará a trabalhar em um modelo de UPA, o que significa a classificação de risco 24h, a ampliação no acesso, a organização da Rede de Urgência e Emergência do Município, além de garantir a vinda de recursos estaduais e federais para o custeio do funcionamento do local. Hoje, a Prefeitura de Santa Maria arca sozinha com o funcionamento do PA do Patronato. Conforme Sandra, a reforma que já está sendo feita no local atende ao modelo arquitetônico de uma UPA.

TRATATIVAS EM BRASÍLIA

A iniciativa de buscar a transformação do PA do Patronato é um trabalho de longo prazo e, conforme a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, a autorização dada pelo Estado representa um reconhecido ao esforço da atual Administração Municipal em melhorar a Saúde na cidade. Liliane destaca que o processo para a transformação das unidades iniciou pelo próprio prefeito Jorge Pozzobom, quando esteve à frente da Secretaria. Desde lá, o chefe do Executivo esteve em Brasília para tratar do assunto, junto ao Ministério da Saúde.

“Essa transformação não representa apenas um auxílio econômico para o Município, mas essa também traz melhorias em todo o processo de trabalho. É a reorganização da Rede de Urgência e Emergência no Município, o que garantirá a melhoria no acesso à Saúde, não só para os pacientes de Santa Maria, como também para os usuários referenciados da região”, destacou Liliane.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E AINDA VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo