IMPRESSA. Na coluna desta quinta, os desafios dos vereadores: água e a Corsan, a Lei Kiss Municipal…
Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quinta, 14 de abril, no jornal A Razão:

A água, a Lei Kiss e os desafios dos vereadores
Imagina-se que o prefeito Cezar Schirmer, disposto a municipalizar o abastecimento de água, recolha as sugestões da Comissão de Notáveis, junte com sua própria opinião e, muito rapidamente, envie projeto para a Câmara – com o meio escolhido para, mantendo a água pública, criar uma autarquia ou uma empresa.
Se isso acontecer, eis um debate aos quais os edis não poderão escapar (nem pretendem, supõe-se), mesmo que dentro de pouco tempo o único tema nos corredores do Palacete da Vale Machado seja a eleição de outubro.
Mas não é só isso: tem também a adaptação local à Lei Kiss estadual. Não será tarefa fácil e com muita pressão sobre os edis. Resolverão este ano? Acredita-se que sim. E ainda antes da campanha eleitoral.
Quer dizer, só aí são dois os temas sobre os quais a Câmara terá que se manifestar. Não é pouco. Ah, e tem ainda o salário deles próprios, do prefeito e do vice para os próximos quatro anos, esta uma atribuição constitucional. Pooois é…
LOGO, LOGO UM…
Não há indicadores que apontem mudança de comportamento da Câmara de Vereadores de Santa Maria em ano eleitoral. Foi assim, pelo menos, nos últimos cinco pleitos – fossem municipais ou gerais.
…NOVO HORÁRIO
Assim é que, pode apostar, algumas medidas administrativas visando (sem prejuízo do trabalho, imagina-se) facilitar a vida dos que concorrem à reeleição. Uma delas, histórica, é trazer para a manhã o horário das sessões.
MOBILIZAÇÃO DOS…
Após as atividades de ontem, que envolveram sobretudo docentes, mas também os outros segmentos da UFSM, hoje a mobilização é exclusiva dos técnicos administrativos. Eles pretendem paralisar o trabalho.
…TÉCNICOS DA UFSM
O movimento (nacional) é de protesto contra o Projeto de Lei 257/2016 – que, entre outras medidas, proíbe novos concursos e, no entendimento dos sindicalistas, pode até impedir novos aumentos do salário mínimo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.