EconomiaTrabalho

TRABALHO. Agências do Santander são alvo de uma série de protestos em todo o Brasil. Confira as razões!

Sindicalistas de Santa Maria foram ao banco Santander e promoveram aqui o protesto que se reproduz no país inteiro, nesta quarta-feira

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do SindBancários

Agências do Santander são alvos de protestos por todo o Brasil nessa quarta-feira (20). O ato é contra as medidas tomadas pelo banco sem negociação. Em Santa Maria, a unidade localizada na Rua do Acampamento foi paralisada entre 11h e 12h.

A principal reclamação do Movimento Sindical é referente à implantação de um sistema que obriga os trabalhadores a assinar acordos de horas individuais e que não paga pelas horas extras.
“O banco desrespeita os funcionários, pois impõe, sem negociação, um banco de horas por seis meses sem compensar as horas extras”, afirma o diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Roberto Schünke.

Os funcionários questionam a arbitrariedade do banco e solicitam a imediata suspensão do sistema. O Santander, por sua vez, apenas confirmou a medida e disse que não haverá negociação.
Também sem nenhuma negociação, o banco informou a alteração do dia de pagamento dos salários, do dia 20 para o dia 30. Já os meses de pagamento do 13º salário, antes março e novembro, agora passam a ser maio e dezembro.

Os trabalhadores também sofrem com os aumentos abusivos do plano de saúde, que tem causado dificuldades em bancar os custos. Outro problema constante é o grande número de demissões. Nos últimos dias, o banco dispensou 200 funcionários.

Antes vedada pelos tribunais trabalhistas, a demissão em massa sem negociação prévia com os representantes dos funcionários agora é permitida pela nova legislação (Reforma Trabalhista – Lei 13.467). Muitas dessas demissões ocorreram no exame de retorno médico, ou quando os bancários ainda estavam em tratamento de saúde.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo