DestaqueEducação

AMBIENTE. Biodiesel feito com descarte de óleo de cozinha entregue a feirantes da Polifeira, na UFSM

Projeto experimental desenvolvido no Colégio Politécnico beneficia agricultores

Da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico

O projeto experimental do Colégio Politécnico entregou 90 litros de biodiesel aos agricultores participantes da Polifeira (Foto Divulgação)

Um projeto experimental do Laboratório de Energias Alternativas do Colégio Politécnico da UFSM entregou, na última terça-feira (9), 90 litros de biodiesel para os feirantes da Polifeira do Agricultor. O objetivo da iniciativa é mostrar e fomentar práticas em torno do descarte correto de resíduos – neste caso o óleo de cozinha – que podem ser transformados em insumos vitais para a produção de alimentos sustentáveis e a preservação do meio ambiente.

O técnico de laboratório Daniel Pazzini comenta que o processo da produção do biodiesel a partir do óleo de cozinha possibilita diminuir um passivo ambiental e ainda gera economia na aquisição de combustíveis para veículos da universidade. Para ele, disponibilizar uma quantidade considerável para os agricultores participantes da Polifeira soa como um estímulo para a produção de alimentos sustentáveis, que também consta como um processo de sensibilização ambiental.

O coordenador do projeto e responsável pelo Laboratório de Energias Alternativas, professor Filipe Fagan Donato, salienta a importância deste projeto, em que um resíduo altamente poluente, produzido pela sociedade, se torna matéria-prima para a produção de biodiesel, combustível renovável e isento de enxofre. Ele pode ser utilizado em motores a diesel sem necessidade de adaptação dos veículos. O docente destaca o benefício ambiental da destinação correta e aproveitamento do resíduo, que antes seria descartado em locais inadequados como ralos de pia, no solo ou em vasos sanitários, o que acaba por contaminar diferentes compartimentos ambientais – por exemplo, as águas superficiais (rios, lagos e oceanos), as águas subterrâneas e o solo.

Por enquanto, o projeto tem apenas finalidade experimental, mas espera-se que com o tempo e o aperfeiçoamento possa vir a beneficiar outros projetos. A atividade acontece na usina produtora de biodiesel e são produzidos 55 litros do combustível por processo (batelada), o que dura em torno de 4 horas. O óleo do processo é doado pelos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da UFSM – no Centro de Educação (prédio 16), Centro de Ciências Naturais e Exatas (prédio 13), Reitoria e Comitê Ambiental da Casa do Estudante Universitário –, onde a comunidade acadêmica descarta essa gordura antes utilizada no preparo de alimentos.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo