Destaque

CIDADE. Confira as novas ruas que irão receber parquímetros. No total, são 277 novas vagas

Novas ruas onde será implantado o estacionamento rotativo estão sinalizadas na cor laranja. O ícone do cartão sinaliza os locais em que serão instalados os parquímetros que aceitam pagamento em cartão. Foto Divulgação

Por Maiquel Rosauro

A Zona Azul será ampliada em Santa Maria ainda neste mês. No total, serão 277 novas vagas ofertadas na região Central, além do Largo Irmãos Aita, em frente à Estação Rodoviária. As vagas já foram pintadas e o sistema depende do aval da Prefeitura para entrar em operação. A expectativa da Rek Parking, empresa que administra os parquímetros, é de que a estreia ocorra nesta quinta-feira (15).

Conforme a empresa, em um primeiro momento, não será cobrado pelo uso das novas vagas. Os motoristas que pararem nos locais serão orientados pelos monitores. Além disso, 261 placas de sinalização foram revitalizadas.

Nova máquina aceita cartão de débito e crédito para pagamento. Foto Divulgação

Outra novidade é a nova forma de pagamento. Oito máquinas (foto ao lado) que aceitarão cartão de débito e crédito serão instaladas em locais estratégicos (confira no mapa) nos próximos dias. O sistema está programado para operar com 16 diferentes bandeiras de cartões: Amex, Aura, Banrisul, Brasilcard, Centralcard, Cielo, Condor, Diners, Elo, Hipercard, Libercard, Maicred, Mastercard, Minascred, Panamericano e Visa.

Além dos novos parquímetros, as 47 máquinas existentes seguirão operando com moedas e cartão pré-pago e deverão, conforme a aceitação dos usuários, ser gradualmente substituídas por novas máquinas com a oferta de cartão de débito e crédito.

A Zona Azul deve chegar este mês a 1.627 vagas. O contrato com a Prefeitura prevê até dois mil espaços rotativos.

Pagamento de notificações disponível 24 horas
A Rek Parking irá disponibilizar uma máquina de autoatendimento que funciona durante 24 horas, na Estação Rodoviária de Santa Maria, para quem precisa regularizar notificações do estacionamento rotativo.

Quando o condutor não adquire o tíquete de estacionamento, ou quando o prazo que foi pago expira, o motorista recebe notificações, que são colocadas no para-brisa do veículo. O motorista tem até dois dias úteis para pagar o aviso e regularizar sua situação junto ao sistema.

A nova estrutura tem como foco o autoatendimento, com todas as instruções na tela e na estrutura do parquímetro. A novidade não elimina as outras formas de regularização já ofertadas pela empresa, como usar o aplicativo Digipare, procurar um monitor de estacionamento ou ir até a sede empresa (Rua Professor Braga, 239), durante o horário comercial.

Valores
O estacionamento rotativo funciona entre 9h e 19h, sendo que cada meia hora custa R$ 0,90. O motorista pode ocupar a mesma vaga por até duas horas.

Quem estacionar de forma irregular na Zona Azul está sujeito a multa no valor de R$ 195,23 e levar cinco pontos na carteira. A infração por estacionar em desacordo com a sinalização deve ser aplicada por um agente de trânsito.

Localização das novas máquinas com cartão de débito e crédito:
Rua Rio Branco, aposto ao número 854 (Catedral)
Rua Pedro Pereira, 1450 (Rodoviária)
Rua Professor Braga, 1987 (Academia)
Rua Dr. Bozano, 1098 (Vivo)
Rua DR. Bozano, 890 (Qmania)
Rua Venâncio Aires, 1093 (Unimed)
Rua Venâncio Aires, 2150 (Jair Behr)
Rua General Neto, 121 A (Corinthians)

Locais com estacionamento ampliado em 277 vagas:
Rua General Neto, entre Avenida Dores e Rua José Bonifácio (41 vagas)
Rua Conde de Porto Alegre, entre ruas Niederaurer e Dr.Bozano (18 vagas)
Rua Riachuelo, entre ruas Pinheiro Machado e Tuiuti (19 vagas)
Rua Niederaurer, entre ruas Barão do Triunfo e Duque de Caxias (46 vagas)
Rua Dr. Bozano, entre ruas Conde Porto Alegre e Barão do Triunfo (36 vagas)
Rua Silva Jardim, entre ruas Serafim Valandro e Avenida Rio Branco (75 vagas)
Rodoviária (42 vagas)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo