HabitaçãoPrefeituraSanta Maria

HABITAÇÃO. No primeiro dia do mutirão nas Cohabs, 1,7 moradores compareceram na escola Paulo Lauda

Moradores nas extintas COHABs poderão obter as escrituras definitivas dos imóveis. No primeiro dia foram 1,7 mil da Tancredo Neves

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Centenas de pessoas estiveram, na manhã desta quinta-feira (22), na Escola Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves, para se informar e dar encaminhamento ao reconhecimento da titularidade de seus imóveis. Os cidadãos são residentes da extinta COHAB RS e, com o mutirão, realizado pela Prefeitura de Santa Maria e Governo do Estado, poderão obter a escritura pública definitiva de suas casas.

Na oportunidade, os mais de 1,7 mil moradores receberam instruções de como proceder para garantir os documentos de seus imóveis. O prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sérgio Cechin participaram do mutirão, auxiliando os moradores e os acolhendo neste momento tão importante e esperado em suas vidas. Para possibilitar que as escrituras sejam entregues e os custos aos moradores fossem reduzidos, a Prefeitura isentou o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), o que na prática diminui os custos para a regularização.

“Abrimos mão desse imposto porque entendemos que é uma questão de justiça e, agora, finalmente, vocês terão as escrituras definitivas de seus imóveis”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

“Essa é uma questão de cidadania, por isso a importância deste momento para os moradores dessa comunidade”, finalizou o vice-prefeito.

O mutirão ainda ocorrerá nas COHABs Vila Kennedy, Fernando Ferrari e Santa Marta (confira abaixo os dias e horários).

REGULARIZAÇÃO

O Governo do Estado alterou a legislação da extinta COHAB RS, permitindo aos moradores facilidades no reconhecimento dos imóveis quitados, concedendo a escritura pública definitiva ao atual morador que comprove, por documentos e testemunhas, a ocupação do imóvel pelo período de cinco anos.

Neste processo, os moradores que possuem contratos de gaveta e até então estavam impedidos de receber a escritura por falta de documentos terão a facilidade de reconhecimento da titularidade administrativamente. Segundo o Governo do Estado, o esforço busca a regularização fundiária dos imóveis já quitados ainda em nome do Estado.

Os beneficiados por este processo perceberam o mutirão como uma oportunidade de regularizarem suas situações. É o caso da contadora Carmelita Duarte, 68 anos, e que mora há 28 anos na Tancredo Neves.

“Após tantos anos, agora é a hora de regularizar e, enfim, ter a escritura definitiva” vibrou Carmelita.

LOCAL DOS MUTIRÕES

23 de fevereiro
COHAB Vila Kennedy – das 9h ao meio-dia
Local: Escola Marechal Rondon (Rua Otelo Rosa, 230)

23 de fevereiro
COHAB Fernando Ferrari – das 13h30min às 18h
Local: Associação Comunitária Fernando Ferrari

24 de fevereiro
COHAB Santa Marta – das 09h ao meio-dia
Local: E.E.E.B. Augusto Ruschi (Rua Dr. Paulo Silva e Souza)

Documentos Necessários
Declaração de Testemunhas
Documentos Necessários para Regularização de Imóveis da Extinta Cohab RS
Acesse o site: www.obras.rs.gov.br/cohabrs

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo