IMPRENSA. Acervo de jornais de A Razão será doado para o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria
Por Maiquel Rosauro
A última edição do jornal A Razão circulou no final de semana de 25 e 26 de fevereiro de 2017. Quase um ano depois, todos os milhares de exemplares que compõe o acervo do extinto periódico serão doados para o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AHMSM), localizado na Rua Appel, 900, Bairro Nossa Senhora de Fátima.
De acordo com o professor Gaspar Miotto, ex-assessor de direção do jornal, o acervo compreende os 83 anos em que o veículo esteve em circulação (1934 a 2017).
“Queremos disponibilizar para o público. Já conversamos com a Daniéle (Daniéle Calil, arquivista responsável pelo AHMSM) e está tudo acertado, falta apenas marcamos a data (da entrega)”.
A doação corresponde apenas ao acervo de jornais, não incluindo arquivo fotográfico do jornal.
“O acervo tem um valor cultural. É um presente para a cidade”, afirma Miotto.
Comemoração no AHMSM
De acordo com Daniéle, o acerto entre o AHMSM e os responsáveis pelo jornal ocorreu no mês de dezembro e foi muito comemorado. A nova “aquisição” irá enriquecer o acervo público.
“Ficamos muito felizes, pois a história da cidade passa pelo jornal A Razão”, relata Daniéle.
A arquivista diz ainda que hoje, 90% das pesquisas realizadas no local são feitas nos exemplares de A Razão que a entidade já possui.
“Neste exato momento enquanto conversamos (tarde da última sexta-feira), tem um pesquisador analisando exemplares da A Razão”, comenta.
Arquivos on-line
Daniéle explica ainda que todos os exemplares doados serão digitalizados e, futuramente, disponibilizados online no site da entidade para que qualquer pessoa possa pesquisar. Já os originais serão preservados.
Querem disponibilizar para comunidade mas não disponibilizam o acervo fotográfico ou os jornais já microfilmados. Fica parecendo que só querem se livrar dos jornais físicos, deve estar ficando caro manter esse acervo, aí o melhor é passar pro arquivo.
Arquivo não está precisando de um lugar melhor e mais amplo?