EconomiaSanta Maria

PREÇOS. Custo de Vida cresce 0,24% em fevereiro e 0,44% em 2018, na cidade. E em 12 meses? 3,23%

Da Assessoria de Comunicação do Centro Universitário Franciscano/Unifra

O Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), calculado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), do curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário Franciscano, nos dois primeiros meses do ano variou + 0,21% em janeiro e + 0,24% em fevereiro.

Apesar do Produto Interno Bruto (PIB), ter apresentado crescimento de 1,0%, segundo os dados pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2017. O déficit do emprego estimado em 13 milhões de desempregados que temos atualmente, e destes 5 milhões que deixaram ou desistiram de procurar emprego, segundo o mesmo estudo do IBGE que calculou o PIB de 1%. O crescimento real passaria pelos setores como da indústria. Estagnada em 2017, a indústria não apresenta avanços desde 2013.

O setor industrial é fundamental para a recuperação do emprego, principalmente os ligados a construção civil, por empregar desde a mão de obra analfabeta até o curso superior. Em 2017, o setor de serviço avançou 0,3%, previsível pela quantidade de desempregados que temos. Sem uma política de crédito diferenciada, ninguém volta a consumir. No ano o ICVSM, variou +0,44% e nos últimos 12 meses +3,23%.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DO BOLETIM DO ÍNDICE DO CUSTO DE VIDA

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo