SEGURANÇA. Deputado e lideranças de Mata vão à Brigada Militar; querem reforço na segurança pública

SEGURANÇA. Deputado e lideranças de Mata vão à Brigada Militar; querem reforço na segurança pública - valdeci-mata-1

Comandante do CRPO Central da BM, Coronel Marcus Vinicius Souza Dutra recebeu hoje o deputado, o prefeito e o vereador de Mata

Por TIAGO MACHADO (texto) e SÉRGIO MELLO (foto), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O deputado estadual Valdeci Oliveira, o prefeito de Mata, Sérgio Bruning, e o vereador Ivo Hohenberguer reuniram-se, nessa segunda (12), em Santa Maria, com o titular do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Central, Coronel Marcus Vinicius Souza Dutra. As autoridades pediram ao comandante o reforço do policiamento na cidade, principalmente nas madrugadas, turno onde ocorreram dois ataques criminosos a estabelecimentos bancários e comerciais do município em menos de 30 dias, em 2018. Eles relataram que a comunidade está assustada com o que chamam de “síndrome da insegurança”. Atualmente, a cidade, que já contou com 16 brigadianos, tem disponíveis apenas cinco policiais militares, os quais se dividem para cumprir as escalas de serviço. “Além do temor com a vulnerabilidade em relação aos crimes, há uma preocupação muito grande com a paralisia que vive o município, pois a rede bancária está fechada, e isso afeta diretamente a economia local”, explicou Valdeci.

O comandante do CRPO Central afirmou que será estudada a possibilidade de se reforçar o patrulhamento na cidade. O prefeito e o vereador também vão fazer um levantamento de nomes de brigadianos que tenham interesse em atuar em Mata, o que facilitaria uma transferência para o município.  O deputado Valdeci sugeriu que sejam analisadas formas de se viabilizar um sistema de vídeomonitoramento na cidade e na região. “O município de Marau, na Região Norte, implantou um sistema desse tipo, e os resultados obtidos, desde então, são muito positivos. A tecnologia pode e deve ser uma aliada contra o crime, ainda mais em locais com efetivo reduzido”, acrescentou.

Na Assembleia Legislativa, Valdeci já protocolou um requerimento para realização de uma audiência pública sobre o tema em Mata. A expectativa é que haja uma definição sobre isso nessa semana. “Esperamos e apelamos que haja quórum na Comissão de Segurança e Serviços Públicos para delibar esse e tantos outros temas que estão na pauta do colegiado. A audiência pública vai colaborar para que medidas concretas sejam encaminhadas para a segurança pública dos municípios do interior”, acrescentou.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *