Sem categoria

UFSM. Reitores entregam carta de reivindicações a Lula, pré-candidato ao Planalto que esteve no campus

Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com dirigentes de Universidades e Institutos federais gaúchos na tarde desta terça-feira, na UFSM

Da assessoria de imprensa do Gabinete do Reitor, com fotos de Luan Romero e Laura de Almeida

Dando início à série de encontros com os pré-candidatos à presidência da República, reitores e dirigentes de Universidades e Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul entregaram uma carta de reivindicações ao pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta terça-feira (20). A reunião de trabalho contou com a participação dos reitores da UFSM, Paulo Afonso Burmann; da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Jaime Giollo; do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Carla Comerlato Jardim; do Centro de Ensino Superior Rio-Grandense, Rafael Rossetto; do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), José Eli Santos dos Santos; e do representante do reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Cristian Wittmann.

O reitor da UFSM fez a abertura da reunião, entregando para Lula a carta de reivindicações sobre educação, ciência e tecnologia assinada por todas as Universidades e Institutos Federais gaúchos. Burmann demonstrou preocupação com os constantes cortes de verbas federais para investimentos em educação, que comprometem o planejamento das instituições de ensino e refletem-se diretamente na economia do Estado. O reitor lembrou ainda que os cortes prejudicam a continuidade e o avanço dos projetos de pesquisa e extensão, bem como as políticas de assistência estudantil, responsáveis por garantir o acesso e a permanência dos estudantes nas Universidades.

Alinhada às diretrizes defendidas pela a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), a carta de reivindicações demanda garantias e a priorização do financiamento do sistema público de educação superior do país, com investimentos contínuos e crescentes. A carta pode ser acessada na íntegra através do link: http://bit.ly/2Gcwlkc.

Reitores presentes ao evento e que, com outros, firmaram a Carta

O documento elenca nove propostas que pedem: 1) a continuidade de projetos e obras pactuadas com o Ministério da Educação; 2) a recomposição dos orçamentos em consonância com a expansão do sistema público de educação; 3) o respeito à autonomia das instituições e de seus Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs); 4) um novo projeto de expansão do sistema federal, considerando a formação global dos estudantes; 5) a atualização do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES); 6) a recomposição dos orçamentos das agências de fomento para a pós-graduação, pesquisa e inovação; 7) a continuidade e a expansão do Programa de Apoio à Pós-Graduação das Universidades Federais; 8) o fortalecimento dos investimentos nas IFES destinados à inovação tecnológica, internacionalização, formação de professores e educação a distância; e 9) a atenção ao quadro de pessoal das IFES, projetando a criação de cargos de professores e pessoal técnico-administrativo, conforme as pactuações e as necessidades das instituições.

Em seguida, manifestaram-se a reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, em nome dos institutos federais; e o reitor da UFFS, Jaime Giollo, pelas Universidades. Ambos reconheceram a importância das políticas de expansão e interiorização do ensino público federal desenvolvidas na última década. Já o deputado federal Paulo Pimenta, representando os deputados federais, estaduais e vereadores presentes, relembrou a criação dos campi e a execução de obras nas Universidades.

A ex-presidenta Dilma Rousseff manifestou-se na sequência enfatizando a importância dos investimentos em educação. “Educação de qualidade é cara. Muitos dizem que vão fazer mais com pouco. Isso é uma falácia”, afirmou Dilma. Encerrando o encontro, o ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva relembrou os investimentos em educação e as políticas de acesso aos estudantes durante a expansão das universidades públicas. “Não há exemplo na história da humanidade de um país que tenha se desenvolvido sem ter investido em educação”, disse Lula.

Avaliação do evento e próximos encontros – Ao final do encontro, o reitor da UFSM avaliou positivamente a reunião, considerando adequada a estratégia adotada pelas instituições parceiras em abrir o diálogo com os presidenciáveis. “Tivemos plena liberdade para apresentar a pauta, que é recorrente das universidades e institutos federais para garantir que os pré-candidatos se comprometam de fato com essa pauta, no sentido de garantir os investimentos na educação pública brasileira”, observou Burmann.

As reuniões com pré-candidatos à presidência estão sendo organizadas pelo conjunto de reitores das instituições federais gaúchas. Além das Universidades presentes no encontro desta terça-feira, também são parceiras a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O objetivo dos encontros é apresentar aos pré-candidatos as principais demandas na área da educação, ciência e tecnologia, defendendo a importância destas pautas serem incluídas nos planos de governo.

Os pré-candidatos João Vicente Goulart e Ciro Gomes também já demonstraram interesse em participar da rodada de encontros com os reitores, mas ainda não definiram datas e locais para as reuniões.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Isto daí é um teatro para justificar a presença do Molusco. Se fosse algo de fundamento os reitores da UFRGS, da UFPel e da FURG iriam se ausentar? Óbvio que não.
    Quem tirou foto com o reitor “apoiando” a nomeação? Valdeci e Pimenta, até colocaram o cachecol cor-de-laranja para a foto. Alás, nem se sabe se a história da nomeação era só para ganhar espaço na mídia ou se estava com o fiofó na mão mesmo.

    1. Trouxeram até uns “ilustres” que ninguém sabe quem são para não ficar tão feio.

  2. Lamentável a atitude desse Reitor, que todos nós sabemos ser PT. Deveria ele preservar uma Instituição do tamanho da UFSM, mas expô-la foi sua iniciativa ao receber um Ladrão que mais cedo ou mais tarde vai estar algemado(já era para estar não fosse as artimanhas jurídicas). Todos sabemos que esse verme não poderá ser candidato, pois já foi condenado por um colegiado(2ªInstância), portanto essa desculpinha desse Reitor serve apenas para enganar militante bobo.

    1. A partir de ontem todo e qualquer aspirante a CANDIDATO DEVE ser recebido pelo Quinteto.
      Quem não aparecer estará sendo imensamente indelicado com o convidado.
      Deverá dar espaço a ASPONES, papagaios de pirata, como Dilma (ela era o que ontem?) e deputados do candidato.

      Teremos dezenas de candidatos na UFSM. Tenho especial curiosidade pelo Bolsonaro, pelo Temer e Maia.
      Quero ver estes chegando e o entrevero se formando.
      Periga e vai haver concordância de coxinhas e enroladinhos no dia do Temer, quem sabe um briga por espaço para poder gritar mais perto do querido presidente.

      UFSM protagonista, teve carreata, pedrada, chicotada, gritos e até veiculo do Lula estacionado em vaga de deficiente.
      Tivemos de tudo, menos discurso.
      Passou a caravana e tivemos cães ladrando, uivando, rosnando e até gemendo (uma relhada no lombo merece até uma lágrima).

  3. Tem personagem já condenado que não pode ser candidato e mesmo assim foi recebido por uma elite acadêmica que sabe disso, vejam bem, uma elite acadêmica; tem personagem formada em Economia que quebrou o país economicamente e queria até encanar vento. Tem personagens na fila do STF para ser julgado há quatro anos, vai concorrer, ganhar e ficar livre até o fato prescrever. Tem vários partidos que viraram veradeiras quadrilhas de criminosos, e a Justiça Eleitoral ainda não fez nada.

    Tim Burton faria um enorme sucesso com tanta bizarrice num filme “baseado em fatos reais”…

  4. Se ele não estiver numa fase criativa, faltando ideias, vai adorar receber uma sinopse que conta a história recente de um “País das Maravilhas”. Será um filme e tanto. Tem personagens mais estranhos do que aquela estória famosa de mesmo nome. Tem os personagens das seitas que parecem descerebrados; alguns do STF que conseguem ler a Constituição do avesso, se isso cabe para algum caso; tem os que foram votados e por isso não podem ir para a cadeia mesmo que sejam pegos com milhões nas malas de corrupção; um que foi condenado e ainda não está preso; tem personagens aos montes já em campanha e isso não pode.

  5. Vou enviar uma sinopse dos fatos políticos estranhos que têm acontecido nesse país para aquele diretor de cinema que só faz filmes esquisitos, o Tim Burton.

  6. Vai ficar para os anais da “História Bizarra” esse encontro.

    Agora serão obrigados a convocar as dezenas de pré-candidatos, e isso num tempo que não pode ter campanha eleitoral e ninguém é oficialmente candidato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo