CAMPANHA. Sartori e Schirmer confraternizam com líderes e empresários e peemedebistas de Santa Maria

CAMPANHA. Sartori e Schirmer confraternizam com líderes e empresários e peemedebistas de Santa Maria - sartori-tubias-café-dia-13

O “milagre” da união de adversários internos, somente possível mesmo numa campanha eleitoral. Foi o café da manhã de sexta-feira

Os compromissos oficiais do governador José Ivo Sartori, e com sua presença divulgada apenas “nas internas”, dificultando e, na prática, impedindo qualquer manifestação de protesto de servidores públicos com seus justos motivos para não estar exatamente faceiros, era a entrega de viaturas para a Brigada Militar e a inauguração  do Núcleo de Mediação da Polícia Civil, junto à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. Tudo isso na quinta-feira passada, dia 12.

Como havia sido previsto, tudo ok. Inclusive com direito aos discursos laudatórios de praxe e elogios extras vindos da Câmara de Vereadores, com um conjunto de edis reivindicando parte do mérito pelas novas instalações do setor de Carteiras de Identidade, antigo pleito local. Mas o mais importante, do ponto de vista político, não foi exatamente o conjunto de cerimônias e o salamaleque parlamentar.

Sim, o que contou, visando a 7 de outubro, para o candidato (ainda não assumido, mas óbvio) à reeleição José Ivo Sartori, foram dois outros fatos, acontecidos longe da mídia, mas com direito a holofotes devidamente registrados no Feicebuqui. O primeiro foi a confraternização, na noite de quinta-feira, 12, no salão da Cacism, no parquet mantido pela entidade, no Bairro Nonoai.

Como você confere na foto abaixo, retirada do perfil da entidade empresarial na rede social, e também distribuído no Informativo da Cacism aos seus associados já na sexta-feira, não faltou alegria aos participantes do regabofe: líderes empresariais e de entidades representativas da cidade, além de Sartori e do secretário de Segurança e ex-prefeito municipal, Cezar Schirmer, que fez a escolta política do governador.

Já a foto lá do alto é, talvez, ainda mais significativa. Trata-se de café da manhã em que Sartori e Schirmer uniram, numa mesma mesa, além de Marion Mortari, o vereador do PSD de José Paulo Cairoli, o vice-governador, lideranças importantes do PMDB. Especialmente, não há como deixar de notar, dois graúdos que “se pegaram” verbalmente há coisa de um mês, num bafafá interno (AQUI, para os detalhes) de proporções homéricas: o ex-secretário de Infraestrutura, Tubias Calil, e a atual presidente do PMDB/SM, Magali Marques da Rocha – por sinal eleita sem o aval de Schirmer, que apoiava outro nome.

CAMPANHA. Sartori e Schirmer confraternizam com líderes e empresários e peemedebistas de Santa Maria - sartori-e-empresários

É evidente a alegria das lideranças locais com o regabofe para Sartori e Schirmer, do qual a Cacism foi a anfitriã, na quinta-feira passada

Sim, são milagres que campanhas eleitorais proporcionam. É o mínimo que se pode afirmar, sem falar na óbvia possibilidade de um acordo interno que apenas a política consegue fazer. Ah, o texto a seguir foi retirado do perfil de Tubias no Feicebuqui e é a legenda que ele deu à foto. Confira:

Nesta manhã estivemos com o governador do Estado, José Ivo Sartori e o secretário da Segurança Pública Cezar Schirmer em um café da manhã aqui em Santa Maria, falaram dos resultados positivos que têm tido as questões de segurança no Rio Grande do Sul. Os projetos que estão em desenvolvimento têm o propósito de fazer uma revolução nos sistemas já existentes para maior proteção do povo gaúcho. Somos gratos pela visita e o convite do governador e secretário e por compartilharem conosco seus planos e trabalhos.”

Tubias Calil não citou Magali, Mortari ou qualquer outro dos integrantes da Mesa, além de Sartori e Schirmer. Bueno, isso não quer dizer coisa alguma. Ou talvez queira, mas…



3 comentários

  1. Garibaldi

    As muitas caras dos líderes locais… especialmente da OAB, sempre tão zeloso no combate a tudo o que está errado… seriam “interésses” ou só o ego querendo badalar?

    • Éverton

      Um bocado de cada coisa, seu Garibaldi. O negócio é estar perto dos holofotes e puxar o saco de quem está no comando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *