CulturaSanta Maria

CULTURA. Vem aí mais um Encontro dos Cartunistas Gaúchos. Atividades ocorrem durante a Feira do Livro

Por LICIANE BRUM, da Assessoria de Imprensa do Evento

Mais uma edição do Cartucho começa na próxima semana. O 14º Encontro de Cartunistas Gaúchos, será realizado de 4 a 6 de maio, durante a Feira do Livro de Santa Maria, na Praça Saldanha Marinho.

A abertura oficial começa na noite de sexta-feira (dia 4), às 19h, na Praça Saldanha Marinho, com o show do músico santa-mariense Beto Pires. Na ocasião, o público poderá votar entre três temas que nortearão as produções do Cartucho neste ano: alimento, lixo e velocidade.  A partir disso, os participantes terão até 24 horas para fazer seu trabalho.

No dia seguinte, sábado, às 10h, será realizado o tradicional  Chimarrão com Nanquim,  momento em que os cartunistas podem interagir com o público em plena praça, no centro da cidade, e produzirem a partir do tema votado para a edição. O espaço é aberto e gratuito para que qualquer pessoa que quiser possa participar e também fazer seu desenho. Das 15h às 17h, será realizado o Reponte Temático, quando os cartunistas produzirão seus cartuns temáticos na praça.

Já no domingo, os trabalhos produzidos pelos participantes durante o sábado estarão expostos na Praça Saldanha Marinho, na invernada do humor.

Neste ano, participam do 14º Cartucho os cartunistas:

Porto Alegre: Santiago, Bier, Hals, Rafael Corrêa, Gilmar Fraga, Moa, Lídia Brancher, Julia Brancher

Vacaria: Ronaldo

Cruz Alta: Greice Pozzatto

Rio Grande: Alisson Afonso

Bento Gonçalves: Douglas Garcia Dias

Livramento: Alberto Meneses

Giruá: Joel Meneses

São Sepé: Mariana Scherer

Santa Maria: Máucio, Birata, Jô, Elias e Reinaldo Pedroso

Obs.: a marca do 14º Cartucho foi criada pela empresa júnior do Desenho Industrial da UFSM, Projetar.

Sobre o Homenageado – Rafael Corrêa

A edição deste ano tem como homenageado o premiado cartunista e ilustrador Rafael Corrêa (um dos trabalhos dele ilustra essa nota). O cartunista gaúcho encontrou, no drama particular do diagnóstico de esclerose múltipla, uma inspiração para algumas de suas criações. Foi assim que surgiu o “Memórias de um Esclerosado”, uma espécie de diário em quadrinhos onde conta o seu dia a dia em forma de quadrinhos, lidando com a esclerose múltipla, em uma página no Facebook e no Tumblr.

Rafael coleciona prêmios mundiais, de concursos e eventos em países como Estados Unidos, China, Espanha, Itália, Turquia, Argentina e Romênia. Suas produções já estamparam publicações como Folha de S. Paulo, Revista Saúde e outros jornais do Brasil.

Rafael recebeu ainda uma indicação do Cartucho para ir até a França participar da 6ª edição do Festival du Rio Grande do Sul de Paris, que será realizado no segundo semestre deste ano.

Ainda no segundo semestre, será realizada a exposição Infâncias, no Centro de Educação da UFSM, na qual participarão os cartucheiros – cartunistas que já participara do Cartucho.

Oficinas na Casa da Leitura

Durante a Feira do Livro, ainda serão realizadas outras ações do 14º Cartucho, como as oficinas de cartum e desenho, que serão ministradas na Casa da Leitura, na Praça Saldanha Marinho.

Confira a programação:

28 de abril

14h – Oficina de ilustração com o cartunista e ilustrador Jô

16h – Oficina de HQ – História em Quadrinhos com o Byrata

05 de maio

14h – Oficinas de cartucho durante o dia (cartum)

06 de maio

14h – Oficina de ilustração com o cartunista e ilustrador Jô

16h – Oficina de HQ – História em Quadrinhos com o Byrata

Painéis com o tema Santa Maria 160 anos

Além dessas atividades, o Cartucho ainda vai criar durante o ano painéis em escolas com o tema: Santa Maria 160 Anos. As escolas serão definidas junto à Secretaria Municipal de Educação, e o trabalho começa depois da Feira do Livro. A Praça CEU também conta com atividades relacionadas ao CARTUCHO. O cartunista Jô criou um painel que será pintado no muro da praça, com a participação de alunos da Escola Adelmo Simas Genro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo