CampanhaEleições 2010PartidosPesquisa

UMA AVALIAÇÃO. 11 meses antes, a quantas anda a sucessão nos Estados. Oposição, por enquanto, não se queixa

No Rio Grande está um dos candidatos competitivos do PT, Tarso Genro. Mas é dos poucos
No Rio Grande está um dos candidatos competitivos do PT, Tarso Genro. Mas é dos poucos

Como se queixar, se na maior parte das províncias o dueto PSDB/DEM tem candidatos favoritos ou competitivos? Não dá, claro. É verdade que o quadro ainda pode se modificar, dada a distância que separa este momento daquele em que mais de 100 milhões de brasileiros irão às urnas. No entanto, já é possível verificar, com certa facilidade, que o cenário dos Estados em nada se parece com o Federal. Ou, por outra, o eleitor se move de um jeito na província, não necessariamente o mesmo em relação à Presidência da República. E vice-versa.

Quem faz um balanço bastante interessante (e já providenciou essa análise, com sucesso, em pleitos anteriores, inclusive o de 2008) é o jornalista Fernando Rodrigues, que presta serviços à Folha de São Paulo e ao portal Universo Online. Vale a pena ler o que ele escreve. A foto é de Valter Campanato, da Agência Brasil. A seguir:

 “PSDB e DEM têm 13 candidatos a governador com chances em 2010

…A julgar pelas pesquisas eleitorais disponíveis até o momento (ainda sem as restrições impostas pela lei), os 2 principais partidos de oposição – PSDB e Democratas – têm hoje 13 candidatos competitivos e com chance de vitória em disputas dos 27 governos estaduais em 2010. É impossível que todos saiam vencedores, pois em alguns locais concorrem ao cargo entre si. Há tucanos ou “demos” com alguma chance de vitória nas seguintes 11 unidades da Federação: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.  

Esses dados demonstram como a preponderância da coalizão governista a ser formada em torno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, no plano federal ainda não está sendo suficiente para garantir a esse grupo uma hegemonia também nos Estados. 

Os petistas, por exemplo, só despontam com 5 candidatos competitivos (em 1º lugar ou empatados na margem de erro com o primeiro colocado) nas disputas para os governos estaduais – exatamente o número atual. Hoje, o PT governa Acre, Bahia, Pará, Piauí e Sergipe. Por enquanto, está com nomes fortes (em 1º lugar ou empatado na frente) nos seguintes Estados: Acre, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul e Sergipe…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados por Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo e do Universo Online.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. é simples claudemir!
    porque o pt vai se queixar se a nossa maestra está se destruindo sozinha.
    os aliados não convencem……….
    a cada dia aparece mais de núncias…….
    o governo não decola por incompetência………
    e as alianças não favorecem em nada eles………..
    e claro em 2010 é tarso para governador e dilma presidente.
    mais uma vez a “direita” pecará pela arrogância e subestimará o poder da neurolinguística petista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo