PrefeituraSaúde

TOXOPLASMOSE. Confirmados 51 casos. Pacientes de 18 locais diversos. Pozzobom obtém apoio em Brasília

Reunião com o ministro da Saúde ocorreu nesta terça-feira, em Brasília. Ele se comprometeu a enviar medicamentos para Santa Maria

Por MAURÍCIO ARAÚJO (com foto de Rodrigo Nunes/Divulgação), da Assessoria da Prefeitura

Com o objetivo de garantir que as ações para conter o surto de Toxoplasmose no Município tenham resultados positivos e para assegurar o tratamento adequado à população que necessita, o prefeito Jorge Pozzobom esteve reunido, na tarde desta terça-feira (24), com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi; e com o secretário de Saúde, Francisco de Assis Figueiredo. Na Capital Federal, o chefe do Executivo, acompanhado do deputado federal Osmar Terra, buscou auxílio para reforçar o estoque de medicamentos na cidade.

O prefeito levou duas solicitações ao Ministério da Saúde e foi atendido prontamente. A primeira foi relacionada aos medicamentos, na qual a União se comprometeu em enviar remédios ao Município para garantir o tratamento às pessoas contaminadas.

Já a segunda demanda atendida diz respeito ao início da Toxoplasmose em Santa Maria. Conforme o prefeito Jorge Pozzobom, uma equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) virá a Santa Maria para somar esforços às equipes de vigilância do Estado e do Município na tentativa de encontrar a origem e a forma de contaminação da doença. Segundo o chefe do Executivo, a reunião foi extremamente satisfatória, pois assegurou duas importantes demandas relacionadas ao surto.

“A reunião de ontem (segunda-feira, dia 23) no Governo do Estado e a de hoje  (terça) no Ministério da Saúde nos dá a garantia de que tudo que deve ser feito, estamos fazendo. Trabalhamos de forma antecipada para assegurar os remédios e buscamos reunir todas as forças: União, Estado e Município”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

Na segunda-feira, o prefeito e a secretária Municipal de Saúde, Liliane Mello Duarte, já haviam discutido ações junto ao Governo do Estado, tais como aumento de repasse financeiro para contratação dos serviços de laboratório. Ressalta-se que o Executivo Municipal já havia suplementado R$ 30 mil para comprar remédios para o tratamento da doença, e, na reunião de segunda, o Estado garantiu mais uma suplementação para a compra de Perimetamina, Sulfadiazina e Ácido Folínico (antibióticos e antivirais); além de Espiramicina, que é um remédio específico para a gestação.

CONFIRMADOS 51 CASOS DE TOXOPLASMOSE

Em relação ao surto de Toxoplasmose, o Executivo Municipal informa que foram feitas 193 notificações de casos suspeitos, sendo encaminhados de diversas fontes. Deste total, 90 amostras foram coletadas, tendo confirmados 51 casos (sendo oito gestantes); nove casos negativos; e 30 amostras aguardando resultados (destas, seis são gestantes). De acordo com o Boletim de Investigação Epidemiológica, os casos foram registrados em 18 bairros de Santa Maria – lembrando que os bairros são referência de residência das pessoas e não necessariamente de contaminação.

“É extremamente importante salientar a união de forças entre as Unidades de Saúde do Município, as clínicas particulares, os médicos, e o HUSM para que os cidadãos, especialmente as gestantes, tenham o diagnóstico de forma ágil e eficiente. Esse fluxo possibilita que consigamos chegar, de forma satisfatória, o mais rápido possível ao tratamento”, afirmou a secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Pois é, pela lógica os 18 lugares diferentes deveriam ser investigados para descobrir o que têm em comum além da água e o que existe de diferente. Até porque a causa do surto não necessariamente é única. Dá trabalho, sim dá trabalho. Pois é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo