PrefeituraSaúde

TOXOPLASMOSE. Pozzobom faz périplo na capital e em Brasília, atrás de recursos para enfrentar o surto

Governo do Estado vai auxiliar na aquisição de medicamentos para tratar a toxoplasmose, garantiu ao secretário Paz a Pozzobom e Liliane

Por ANA BITTENCOURT (texto) e RAMIRO GUIMARÃES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Município da Saúde, Liliane Mello Duarte, estiveram reunidos com o secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, para tratar sobre o surto de Toxoplasmose em Santa Maria. Durante o encontro, realizado em Porto Alegre, nesta segunda-feira (23), Estado e Município discutiram ações para conter o problema. O principal assunto abordado foi o aumento do repasse financeiro para contração dos serviços dos laboratórios conveniados com o Município. Assim, a Prefeitura terá um suporte ainda maior para coleta das amostras e realização das primeiras testagens, antes do envio para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen).

Ainda, foi discutido o reforço no estoque de medicamentos utilizados para tratar a doença. Por determinação do prefeito, o Município já efetuou um suplemento de R$ 30 mil para garantir a compra de remédios utilizados no tratamento da Toxoplasmose. O Estado garantiu, também, mais uma suplementação para a compra dos medicamentos Perimetamina, Sulfadiazina e Ácido Folínico (antibióticos e antivirais); além de Espiramicina, que é um remédio específico para a gestação.

“O importante é que, desde o início, quando identificamos a síndrome febril, Prefeitura e Governo do Estado têm trabalhado lado a lado para combater esse surto de Toxoplasmose. Estamos dando todo o suporte às nossas gestantes, que são a nossa maior preocupação neste momento”, afirmou o prefeito.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, a Espiramicina será buscada junto ao Governo do Paraná. Para os demais medicamentos, a Secretaria Estadual de Saúde vai analisar a disponibilidade de conseguir lotes em outros Estados, via Governo Federal.

“São medicamentos de baixo custo, mas o acesso a eles é mais difícil. Por isso, o Governo do Estado está colaborando com o Município de Santa Maria para garantir esses remédios tão importantes no tratamento da Toxoplasmose”, explicou Francisco Paz.

Liliane Mello Duarte tranquilizou o secretário estadual sobre a capacidade de atendimento da rede de Saúde em Santa Maria diante do problema.

“A nossa rede de Atenção Básica está estruturada e os fluxos estão bem definidos, com auxílio do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e com as clínicas particulares. Mas é claro que mais esse reforço que iremos receber do Estado irá nos ajudar muito”, concluiu a secretária.

O Estado ainda se comprometeu em intensificar procedimentos para identificar o foco de transmissão da doença. Na tarde desta segunda, técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde estiveram coletando amostras de água na Estação de Tratamento da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), na Vila Vitória. De acordo com o superintendente Regional da Corsan, José Epstein, novas coletas para testes serão realizadas ainda nesta segunda-feira.

Depois da agenda com Francisco Paz, Jorge Pozzobom e Liliane Mello Duarte foram recebidos por José Ivo Sartori. O governador manifestou apoio irrestrito a todas as decisões tomadas pelo secretário de Saúde e garantiu que vai auxiliar o Município para combater o surto.

De Porto Alegre, o chefe do Executivo segue para a Capital Federal, ainda para tratar sobre o surto de Toxoplasmose. Em Brasília, a agenda, nesta terça-feira (24), será no Ministério da Saúde, onde o Município buscará auxílio para reforçar o estoque de medicamentos utilizados no tratamento da doença.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo