CampanhaEleições 2018PartidosPolítica

ELEIÇÕES 2018. Surge sexto candidato a deputado Federal. Para Estadual já são 14 nomes e uma dúvida

Últimas definições são João Chaves (D) e André Domingues (no destaque). Mas Augusto Oxossi pode ser o nome do PP para a Assembleia

Começa, enfim, a se fechar o quadro de candidatos a deputado (estadual e federal) pelos partidos com representação em Santa Maria (e na Quarta Colônia). Na última atualização do site, para a Câmara dos Deputados, publicada em 2 de abril (AQUI), se imaginava o quadro completo. Não estava: os tucanos afinal decidiram acrescentar um nome à lista, até então com cinco concorrentes, e nesta semana está a confirmar André Agne Domingues, vereador, como seu candidato.

De outra parte, se murmurava a possibilidade  da apresentação de um vereador, Francisco Harrisson, pelo (P)MDB. Não vingou. O partido segue a sucumbir diante dos forasteiros e só eles virão buscar votos dos santa-marienses, pelo (pe)emedebismo.

Já para a Assembleia Legislativa, a atualização é bem mais recente. Há menos de duas semanas, em 9 de maio (AQUI), o site reafirmava os 14 nomes postos pelas agremiações santa-marienses. O número segue o mesmo, mas há duas novidades. Uma é a confirmação do concorrente tucano: será o vereador e ex-secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves. A outra é a indefinição posta no PP, a partir das dúvidas do que se supunha ser o preferido, o edil Vanderlei Araújo. Ele, e isso ao que se sabe ainda não está confirmado, tende a ser substituído pelo presidente do setor Afro Progressistas da agremiação na cidade, Augusto Oxossi. Antes, inclusive, como você leu na madrugada passada, se mandou da Executiva, ampliando uma provável crise no PP.

Em tempo: imagina-se que o número final possa chegar a 15, talvez a 16, com o anúncio, ainda indefinido, de nomes dos partidos da chamada Esquerda-Esquerda.

De todo modo, quaisquer mudanças, agora, precisam ser apressadas. Afinal, além do escasso tempo para a campanha, as convenções ocorrem dentro de dois meses. E o tempo urge. A seguir, você confere a lista de agora, em ordem alfabética, dos concorrentes locais (e da Quarta Colônia), aos cargos proporcionais em outubro, lembrando que há dois que buscam a reeleição, os petistas Paulo Pimenta (Federal) e Valdeci Oliveira (Estadual).

CÂMARA DOS DEPUTADOS

André Domingues (PSDB)

Manoel Badke (DEM)

Oséas Costa (PRB)

Paulo Pimenta (PT)

Tiago Aires (PC do B)

Werner Rempel (PPL)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Adão Lemos (Podemos)

Augusto Oxossi ou Vanderlei Araújo (PP)

Deili Silva (PTB)

Fabiano Pereira (PSB)

Jacques Eskenazi (NOVO)

Jader Maretoli (PRB)

João Chaves (PSDB)

João Kaus (PMDB)

Jorge Trindade (Rede)

Luiz Carlos Fort (PR)

Marion Mortari (PSD)

Moacir Alves (Pros)

Roberto Fantinel (PMDB)

Valdeci Oliveira (PT)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Já tem “buquiméqui” para esta turma.
    Na Boca do Calçadão impressiona a falta de fé de certos partidários para com os seus candidatos.
    Uns não repetem nem a votação para vereança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo