Destaque

MEMÓRIA. Morre Irineo Zanella, Patrão do Sentinela da Querência e Diretor do Centro de Ciências Rurais

Irineo Zanella era marido da secretária de Cultura, Marta Zanella. Ele era presidente do CTG Sentinela da Querência, onde foi encontrado

COM ATUALIZAÇÕES ÀS 18H50 , 19H05 E 21h46

Foi um choque. Tanto para o tradicionalismo quanto para a educação, especialmente na UFSM, além de impactar também outros setores, como a política. Afinal, Irineo Zanella, além de Patrão do CTG Sentinela da Querência e Diretor do Centro de Ciências Rurais da UFSM, também era marido da vereadora afastada e secretária municipal de Cultura, Marta Zanella.

Zanella foi encontrado morto no CTG, na tarde de hoje. As autoridades policiais foram chamadas e, conforme informação disponível na verão online do Diário de Santa Maria (AQUI), a polícia “trabalha com a hipótese de suicídio”.  A prefeitura divulgou agora há pouco, através de sua Superintendência de Comunicação, uma Nota de Falecimento, e de pesar pela morte do professor Zanella (AQUI), na qual também dá conta da decretação de Luto Oficial de um dia no município.

Para mais informações sobre Irineu Zanella, inclusive velório e sepultamento, confira a Nota divulgada pelo site da Universidade. A foto é do perfil de Zanella no Facebook. A seguir:

“A UFSM informa com pesar o falecimento do professor Irineo Zanella, ocorrido nesta quinta-feira (10).

Nascido em 10 de março de 1955 e natural de Serafina Corrêa, Zanella construiu uma trajetória de mais de 30 anos dedicada à UFSM e ao movimento tradicionalista. Era atualmente diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR) pelo segundo mandato e professor titular do Departamento de Zootecnia da Universidade, onde atuava desde 1985. Era também patrão do CTG Sentinela da Querência e apoiou a criação, na UFSM, do DTG Noel Guarany.

Ingressou na UFSM em 1976 como aluno de graduação do curso de Zootecnia, concluído em 1979. Em 1982, concluiu o mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e em 1998 o doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Em 1985, iniciou a carreira como professor assistente no Departamento de Zootecnia da UFSM, progredindo para professor adjunto (1999) e associado (2007). Foi coordenador do Curso de Zootecnia de 1988 a 1994. Foi vice-diretor do CCR por dois mandatos, de 2006 a 2013, e assumiu o cargo de diretor em 2014.

O professor deixa a esposa Marta Zanella, vereadora e secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Santa Maria, e os três filhos Ângela, Andrigo e Andriza.

O velório será realizado nesta sexta-feira (11) no Cemitério Parque Jardim Santa Rita de Cássia, em Santa Maria. O sepultamento ocorrerá na cidade natal, Serafina Corrêa. Ainda não há confirmação dos horários.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

OBSERVAÇÃO: informação repassada ao site agora há pouco indica que o velório está acontecendo no Salão Multiuso da UFSM, no Campus de Camobi.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo