ArteCultura

ARTE. Exposição da Serata Cultural traz imagens e objetos da chamada 5ª Colônia da Imigração Italiana

Na mostra: fotografia da festa religiosa na comunidade Divino Espírito Santo de Ijucapirama, 3º Distrito de Jaguari, ocorrida em 1910

Por LICIANE BRUN (com imagem de Reprodução), da Assessoria de Imprensa da Exposição 

A Associação Italiana de Santa Maria (AISM) vai receber, a partir do próximo dia 5, a exposição “Colônia de Jaguari”. Foram muitas famílias de imigrantes que encontraram em Jaguari um pedaço de chão. Lá elas chegaram por volta de 1888. Hoje, muitos descendentes dessas famílias vivem em Santa Maria. É por isso que esse intercâmbio de história na ponte Jaguari-Santa Maria é tão rico para quem aprecia e valoriza o passado e a cultura da imigração italiana.

São fragmentos das memórias de famílias que vieram da Itália e escolheram Jaguari, e posteriormente Santa Maria, como morada.

A exposição busca retratar um pouco da imigração que ocorreu na Colônia de Jaguari, também chamada por alguns de  5ª Colônia de Imigração Italiana. Essa imigração se deu após famílias italianas que iam até Silveira Martins não encontrarem mais terras. Então partiam para aquela região, transformando-a na 5ª Colônia. A Colônia de Jaguari engloba cidades como São Francisco de Assis, Nova Esperança do Sul, Santiago e Toropi.

A exposição conta com banners, objetos e fotografias que mostram um pouco do que representa a imigração italiana para a cidade de Jaguari e sua influência nas famílias que hoje habitam Santa Maria.

‘Colônia de Jaguari’ faz parte do projeto Serata Cultural 2019 e conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria, com realização da AISM.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO COLÔNIA DE JAGUARI

ABERTURA: 05 de novembro, às 18h30

VISITAÇÃO: de 05 a 16 de novembro, das 14h às 20h

Entrada gratuita

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo