AssembleiaPolíticaSaúde

TOXOPLASMOSE. Valdeci, da tribuna da AL, propõe Comissão Externa para acompanhar combate ao surto

Por TIAGO MACHADO (com foto de Ronaldo Quadrado/AL), da Assessoria do Parlamentar

Valdeci Oliveira, que esteve ausente para tratar de problemas de saúde, voltou à tribuna da Assembleia e Toxoplasmose foi o seu assunto

Em manifestação feita na tribuna da Assembleia Legislativa, nessa quarta (23), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) cobrou providências imediatas das autoridades responsáveis sobre o surto de toxoplasmose registrado em Santa Maria. Valdeci, que é vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, chamou a atenção dos deputados e deputadas presentes no plenário sobre os números da doença em Santa Maria, que já contabiliza quase 400 casos confirmados e outros 198 em investigação, além de 27 gestantes infectadas e de dois óbitos fetais registrados. Ele salientou que a persistência do mistério sobre a origem do problema agrava a preocupação e o medo da população.

“Os casos de toxoplasmose começaram a surgir em janeiro, mas só em abril ocorreu o reconhecimento público da propagação e ainda não se sabe da onde partiu a doença. A Assembleia Legislativa tem o dever de cobrar a tomada de providências e o encaminhamento de soluções por parte das autoridades competentes, sejam elas locais, estaduais ou federais”, declarou.

COMISSÃO EXTERNA – Ele também pediu o apoio dos colegas para aprovar a criação de uma Comissão de Representação Externa da Assembleia para acompanhar e apoiar o enfrentamento à toxoplasmose em Santa Maria. A criação da Comissão já foi autorizada pela Mesa Diretora e só depende agora do aval do plenário do Parlamento gaúcho, o que deverá ocorrer na semana que vem. “Só não aprovamos essa matéria na sessão de ontem, porque houve falta de quórum. Na próxima terça, isso seja garantido, tenho certeza”, informou.

Se aprovada, a Comissão de Representação será integrada por cinco deputados de diferentes bancadas, que terão 30 dias para fazer diligências e reuniões e, no final dos trabalhos, apresentar um relatório oficial sobre o tema abordado, o qual será encaminhado para as autoridades do Estado.

HOSPITAL REGIONAL – No final da sua manifestação, Valdeci ainda afirmou que as consequências do surto de toxoplasmose são agravadas pelo não funcionamento do Hospital Regional de Santa Maria. Nessa quarta (23), o complexo completou 610 dias fechado à comunidade. “Com toxoplasmose e sem Hospital Regional, a rotina de superlotação do Hospital Universitário prossegue e fica cada vez mais dramática”, lamentou ele.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo