Destaque

ELEIÇÕES 2018. Apenas três, dos partidos grandões da cidade, concorrerão com chapa completa em outubro

Para a Assembleia e a Câmara, dos grandões só PMDB, PSDB e PT apresentam apresentam chapa total. Ah, e o médio PRB também

Ressalve-se: o quadro ainda pode mudar, tanto para mais quanto para menos, embora seja improvável. Afinal, as convenções partidárias, que tornarão em candidatos os hoje apenas pré, acontecem só a partir de 20 de julho. Enfim, há 45 dias pela frente e já houve pelo menos um caso de desistência – no caso, Vanderlei Araújo, do PP, que disputaria a Assembleia Legislativa mas não encontrou apoio nem de toda a executiva de seu partido.

Dito isto, dos 21 pré-candidatos santa-marienses (e da Quarta Colônia) já postos, apenas três dos maiores partidos na cidade, em número de filiados, apresentam chapa completa. Isto é, tem nomes para deputaoo estadual e federal.

Uma preliminar. As 32 agremiações com vida legal na cidade, juntas, tem 28.227 filiados, conforme dados atualizados até abril pelo Tribunal Superior Eleitoral. Delas, as sete maiores (segundo o entendimento do site), juntas, contam, somadas, 23.379 alistados oficialmente. O que significa nada menos que 83% do total.

Os sete são, pela ordem, PT (7.098 filiados), PMDB (4.002), PDT (3.194), PP (3.160), PSDB (2.189), PTB (2.173) e DEM (1.563). Deles, apenas petistas, peemedebistas e tucanos terão a chance de fazer campanha complete, para estadual e federal. Todos os demais, entre os grandões, apresentam apenas candidatos a estadual (PP, se Augusto Oxossi for mesmo candidato, e PTB) ou a federal (DEM). Ou, o que é ainda pior para o eleitor local, candidato algum da comuna, caso do PDT, que se rendeu aos forasteiros tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara dos Deputados.

Mas, e quem são os concorrentes? No caso do PT, concorrem à reeleição os atuais parlamentares Paulo Pimenta (federal) e Valdeci Oliveira (estadual). Já o PMDB apresenta dois nomes à Assembleia (João Kaus e Roberto Fantinel/Quarta Colônia) e um à Câmara (Francisco Harrisson). Enquanto isso, a qualquer momento o PSDB confirma André Domingues (federal) e João Chaves (estadual).

Em tempo: se o critério de grandeza alcançar até o 10º lugar, caso do PRB, que tem 676 filiados (mais que PR e PSB, que terão candidatos à Assembleia, Luiz Carlos Fort e Fabiano Pereira, respectivamente) e apresentará uma dobradinha evangélica em outubro: Jader Maretoli (estadual) e Oséas Costa (federal).

Agora, você (re)confere todos os pré-candidatos já postos pelos partidos que atuam em Santa Maria:

CÂMARA DOS DEPUTADOS

André Domingues (PSDB)

Francisco Harrisson (PMDB)

Manoel Badke (DEM)

Oséas Costa (PRB)

Paulo Pimenta (PT)

Tiago Aires (PC do B)

Werner Rempel (PPL)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Adão Lemos (Podemos)

Augusto Oxossi (PP)

Deili Silva (PTB)

Fabiano Pereira (PSB)

Jacques Eskenazi (NOVO)

Jader Maretoli (PRB)

João Chaves (PSDB)

João Kaus (PMDB)

Jorge Trindade (Rede)

Luiz Carlos Fort (PR)

Marion Mortari (PSD)

Moacir Alves (Pros)

Roberto Fantinel (PMDB)

Valdeci Oliveira (PT)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Convenção partidária é só uma formalidade exigida por lei para homologar os candidatos que já foram escolhidos pelos caciques dos partidos. Por isto que o voto em lista fechada não funcionaria no Brasil, a disputa seria entre oligarquias e não programas de governo (outra formalidade legal a qual poucos prestam atenção). Mudanças nestes fatores (e só são alguns) não estão no horizonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo