Destaque

ELEIÇÕES 2018. Sai a primeira pesquisa pré-eleitoral no RS. Sartori lidera. E empate técnico entre 3 em 2º

Da Redação do jornal eletrônico SUL21, com imagem de Reprodução

Na primeira pesquisa eleitoral para o governo do Estado, divulgada nesta terça-feira (12), o instituto Paraná Pesquisas aponta que o governador José Ivo Sartori (MDB) lidera os três cenários estimulados com percentuais entre 28,3% e 29,9%. Ele é seguido pelos pré-candidatos Eduardo Leite (PSDB), Miguel Rossetto (PT) e Jairo Jorge (PDT), que estariam em situação de empate técnico. Em quinto lugar aparece Luis Carlos Heinze (PP). O Paraná Pesquisas ouviu 1.540 eleitores em 64 municípios gaúchos, de sete mesorregiões do Estado, entre os dias 6 e 11 de junho. Segundo o instituto, o nível de confiança é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº RS-01131/2018.

Os dois primeiros cenários incluem a participação dos pré-candidatos Abigail Pereira (PCdoB), Roberto Robaina (PSOL), Mateus Bandeira (Novo) e Hermes Zaneti (PSB) — que não aparece no segundo cenário. No terceiro e último, esses quatro nomes não foram estimulados.

Apesar da liderança nos três cenários, o governador Sartori também tem os índices mais altos de rejeição, com 51,5% dos entrevistados dizendo que não votariam nele “de jeito nenhum”, enquanto 12,5% dizem que votariam nele com certeza. A pesquisa também apurou que 18,3% dos entrevistados consideram o seu governo ótimo/bom, 37,9% regular e 42,2% ruim/péssimo (1,6% não sabe ou não opinou). Em termos de aprovação e desaprovação, os percentuais são de 39,6% e 55,8%, respectivamente (4,5% não sabe ou não opinou). O governador ainda é amplamente o pré-candidato mais conhecido, com apenas 0,9% dos entrevistados tendo respondido que não o conhecem suficientemente para opinar.

Senado

O Paraná Pesquisas ainda estimulou um cenário de disputa para as duas cadeiras ao Senado, apontando a liderança de Ana Amélia (PP), com 44,5%, seguida de Paulo Paim (PT), com 28,7%, e de Germano Rigotto (MDB), 22,3%.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E CONFERIR TODAS AS TABELAS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo