Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EconomiaPrefeituraRegião

EVENTO. Feirão Regional da Gare tem sua primeira edição nesta quarta. Mais de 80 produtores presentes

Por ANA BITTENCOURT (com arte de Gibran Carrazzoni), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Começa nesta quarta-feira (13) o Feirão Regional da Gare, promovido pela Prefeitura de Santa Maria para ser um espaço semanal de comercialização de alimentos in natura e produtos das agroindústrias da região. A abertura oficial ocorre às 14h, na Gare da Viação Férrea, reunindo produtores locais e de outras 12 cidades vizinhas. Nesta terça (12), o local recebia os últimos preparativos para receber o público e os mais de 80 produtores inscritos para a primeira edição do evento.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, o Feirão surge em Santa Maria como incentive para o fortalecimento das agroindústrias familiares, proporcionando aos consumidores a possibilidade de comprar produtos com qualidade, inspecionados e com preços acessíveis.

“O compromisso de dialogar com o Meio Rural, apoiar e fortalecer os pequenos produtores está sendo cumprido. Além disso, o Feirão contribui para o desenvolvimento da Região Centro e tem potencial para ser um local de referência para os santa-marienses que buscam produtos diversificados”, explica o secretário.

O Feirão Regional da Gare vai funcionar uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, das 13h às 19h. Além dos produtos in natura e da agroindústria, também serão comercializadas flores, artesanato rural, cervejas artesanais e outros itens de produção própria. Haverá, ainda, espaço para degustação e oferta de produtos prontos para o consumo.

Antes do lançamento, produtores confirmados na primeira edição do evento participam de uma reunião com técnicos da Emater-RS. O encontro será realizado às 10h, na Gare.

PARTICIPAÇÃO CONFIRMADA DE 90 PRODUTORES

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Rural, além de produtores locais, expositores de Itaara, Nova Esperança do Sul, Silveira Martins, Dilermando de Aguiar, São Pedro do Sul, Agudo, São Francisco de Assim, Cacequi, Ivorá, Tupanciretã, São Martinho da Serra e São João do Polêsine confirmaram a participação. No total, serão 90 expositores oferecendo uma diversidade de produtos (confira abaixo).

Entre os critérios para expor no Feirão Regional da Gare estão a obrigatoriedade de inspeção de produtos de origem animal; a necessidade de os produtores participarem de oficinas técnicas e cursos de aperfeiçoamento e qualificação; entre outros.

O Feirão Regional da Gare é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Emater/RS e pelo Sindicato Rural. O evento tem apoio da Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro).

RELAÇÃO DE PRODUTORES E PRODUTOS NO FEIRÃO REGIONAL DA GARE

Município de Itaara – 22 produtores inscritos

Olerícolas, cereais, frutas, grãos, plantas ornamentais, panificados e farináceos.

Município de Nova Esperança do Sul – 06 produtores inscritos

Doces em geral, iogurtes, leite pasteurizado, geleia, ovos, queijo, figada, frutas, legumes, verduras, produtos cárneos.

Município de Silveira Martins – 01 produtores

Panificados tradicionais, panificados diet e sem glúten, farináceos tradicionais, farináceos diet e sem glúten, doces tradicionais, doces diet e produtos sem lactose.

Município Dilermando de Aguiar – 07 produtores

Sucos, vinhos, frutas, verduras, legumes, grãos, doces, pães, cucas, compotas de doce, rapaduras, mudas ornamentais, farináceos, temperos, mudas de plantas bioativas.

Município de São Pedro do Sul – 03 Produtores

Melado, açúcar mascavo, legumes, verduras, frutas.

Município de Agudo – 07 produtores

Olerícolas, frutas in natura e processadas, frutas, flores, plantas bioativas e fitoterápicas, panificados, farináceos, doces, flores.

Município de São Francisco de Assis – 11 produtores

Grãos, olerícolas, frutas, torresmo, banha, derivados cárneos, kit feijoada, panificados, farináceos, derivados lácteos, ovos, iogurte.

Município de Cacequi – 05 produtores

Mel

Município de Santa Maria – 12 produtores

Cerveja artesanal, panificados, farináceos, derivados cárneos, derivados lácteos, olerícolas, frutas processadas, frutas, lanches a base de peixe, doces, pastel frito, pinhão, batata frita, quentão, caldo de cana.

Município de Ivorá – 05 produtores

Grãos, sucos, frutas, mel, massas frescas, derivados da cana de açúcar, derivados lácteos, legumes e verduras.

Município de Tupanciretã – 04 produtores

Derivados cárneos, frango colonial, panificados, farináceos.

Município de São Martinho da Serra – 02 produtoras mais grupo de artesanato

Artesanato Rural, panificados, farináceos, legume e verduras.

Município de São João do Polêsine – 05 produtores

Produtos da cana de açúcar, queijos, produtos derivados da banana, frutas, cereais, derivados cárneos, panificados e farináceos.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Hortifrutis et circensis, o resumo do governinho Cladistone. Enquanto isso, para a irmã Lurdes tratamento de criminosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo