EconomiaNegóciosPrefeitura

POUPA TEMPO. Programa começará a funcionar, de forma oficial, em 5 de julho. Mas já se pode agendar

Poupa Tempo Santa Maria funcionará onde antes era o auditório da Prefeitura, no Centro Administrativo Municipal, na Venâncio Aires

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Em menos de uma semana, um dos programas-pilares do Governo do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin estará em pleno funcionamento. O Poupa Tempo Santa Maria já é uma realidade e mostrará uma nova fase no Município, com mais desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda. Tudo será possível graças à emissão ágil, segura e menos burocrática de um documento fundamental para os empreendedores: o Alvará de Localização e Funcionamento Condicionado.

Este alvará é a licença condicionada concedida pelo Município, de forma simplificada e temporária, aos estabelecimentos de baixo risco, que, hoje, representam 75% da demanda total. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, a expectativa é que o documento seja emitido em até 20 dias após protocolado – podendo, com o tempo, ser reduzido. Ressalta-se que, a liberação só será possível se o estabelecimento exercer atividades licenciáveis enquadradas como de baixo risco sanitário e ambiental, mediante a apresentação dos protocolos de solicitação de licença nos respectivos setores.

Ainda, no processo, é obrigatório a assinatura do Termo de Ciência e Responsabilidade, no qual o responsável pelo empreendimento assume a responsabilidade pelos prazos, pela execução da atividade declarada, bem como pelo atendimento às legislações.

O Alvará Condicionado terá prazo de validade de 360 dias, podendo ser prorrogado por mais um ano, para que o requerente tenha tempo para a apresentação dos licenciamentos e regularizações necessárias à concessão do Alvará de Localização e Funcionamento Definitivo. Destaca-se que os casos de alto risco sanitário e ambiental estão sujeitos à apresentação de todas as licenças para a obtenção do alvará.

NOVOS PROCESSOS E ROTINAS

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, a Prefeitura está estabelecendo novos processos e rotinas, principalmente nas relações com os empreendedores da cidade, na qual a confiança e o compartilhamento de responsabilidades serão fundamentais para a consolidação do programa.

“Hoje, a emissão de alvarás pode levar meses, sendo um processo burocrático, que demanda tempo e paciência. Com o Poupa Tempo Santa Maria, vamos reduzir o tempo de liberação do documento para empreendimentos de baixo risco para 20 dias, dando mais agilidade na abertura de empresas e destravando os estabelecimentos que aguardam a liberação de alvarás”, explicou Ewerton Falk.

Por fim, ao cumprir as condicionantes, o requerente deve solicitar a sua conversão de Localização e Funcionamento Definitivo, juntando os documentos definitivos. O Município terá 60 dias para efetivar a conversão, período em que permanece válido o documento condicionado.

Ressalta-se que o Alvará de Localização e Funcionamento Condicionado poderá ser revogado quando, na vistoria, forem constatadas atividades incompatíveis; informações falsas prestadas pelo requerente; quando ficar caracterizada desídia na regularização das condicionantes; e pelo fim dos prazos.

AGENDAMENTOS

Para dar mais agilidade às solicitações de alvarás, o Poupa Tempo passa a trabalhar com agendamentos, com objetivo de dar mais comodidade aos empreendedores e contadores. Dessa forma, a partir desta quinta-feira (28), o agendamento poderá ser feito através do telefone (55) 3921-7071, das 8h às 13h, ou presencial, no mesmo horário, na Superintendência de Alvarás, que temporariamente segue no primeiro andar até a inauguração, no dia 05 de julho, da nova sede do Poupa Tempo (Rua Venâncio Aires, 2.277, térreo).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo