Destaque

SAÚDE. Toxoplasmose assustou, mas gripe e câncer são as doenças campeãs de pesquisas pelos gaúchos

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto Google Trends), da Equipe do Site

O Google registrou uma busca sem precedentes de gaúchos sobre toxoplasmose no dia 19 de abril. Naquela data, o surto se tornou público e gerou o pico de curiosidade em todo o Estado. Porém, o tempo passou e as buscas sobre a doença só apresentaram crescimento novamente quando o assunto se tornou notícia na imprensa.

O site realizou um levantamento no Google Trends, ferramenta que mostra em tempo real (ou em período determinado) o que é mais procurado no famoso buscador, sobre as doenças mais pesquisadas pelos gaúchos. Para mensurar os dados, o site comparou as buscas sobre toxoplasmose com quatro outras patologias: gripe, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), câncer e diabetes mellitus.

Nos últimos 90 dias (de 23 de março e 20 de junho), em pesquisas realizadas no Google em solo gaúcho, a toxoplasmose esteve à frente das buscas apenas em quatro dias: de 19 a 21 de abril, quando o surto foi divulgado pela primeira vez gerando pânico na população, e, em 19 de maio, dia em que a imprensa noticiou que 352 pessoas haviam sido contaminadas.

Nas demais datas dos últimos três meses, gripe e câncer se revezaram entre as principais buscas. HIV, por sua vez, entre as cinco doenças delimitadas pelo site, é a que menos os gaúchos buscaram informações.

A pesquisa em tempo real, correspondente aos últimos sete dias, também demonstrou que os gaúchos tiveram, em média, maior curiosidade por câncer e gripe, seguidas, respectivamente, de diabetes, toxoplasmose e HIV.

Destaque desta última semana foi a quinta-feira (21), quando toxoplasmose gerou picos de buscas às 11h e às 19h em razão do anúncio do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, de que o surto teve origem na água (informação que foi, em partes, desmentida ao longo do dia). Porém, novamente a doença com maior interesse nos gráficos do Google Trends foi câncer, sobretudo, em 19 de junho, quando alguns dos principais portais do país publicaram notícias sobre o neoplasma.

Todavia, mais do que comparar os termos de busca, o Google Trends permite descobrir os municípios que apresentaram o maior interesse em cada doença e também as consultas relacionadas com cada patologia.

Nos últimos sete dias, por exemplo, toxoplasmose foi mais pesquisada em Santa Maria, São Gabriel e Agudo; enquanto que câncer gerou maior interesse em Rosário do Sul, Santo Augusto e Capela de Santana.

Através da análise das consultas relacionadas é possível ver o que as pessoas querem saber sobre as doenças. Em relação à toxoplasmose, o interesse está nos sintomas e em saber do que se trata a patologia. O Google Trends também aponta que os gaúchos estão relacionando o termo ‘doença do rato’ com toxoplasmose.

Abaixo, confira as cidades com maior interesse e as principais consultas relacionadas com as doenças em pesquisas feitos pelos gaúchos nos últimos sete dias:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo