CongressoPrefeituraSanta MariaSaúde

TOXOPLASMOSE. Surto em Santa Maria discutido em audiência pública em Brasília, por iniciativa do Senado

Autoridades locais se deslocaram para tratar sobre o tema junto a infectologistas, senadores e representantes do Ministério da Saúde

Por MARIANA FONTANA (com foto de Geraldo Magela, da Agência Senado), da Assessoria da Prefeitura

O surto de Toxoplasmose que é enfrentado em Santa Maria há mais de dois meses segue mobilizando autoridades de Saúde e entes públicos. Nesta quinta-feira (28), uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal debateu, em Brasília, o enfrentamento da doença.

Representando o Executivo Municipal, deslocaram-se até a Capital Federal para debater o assunto, a secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte; a procuradora-geral de Santa Maria, Rossana Schuch Boeira; e o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb. Integraram, ainda, o encontro, a procuradora da República, Tatiana Almeida de Andrade Dornelles; o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto; os senadores Paulo Paim e Ana Amélia Lemos; além dos médicos infectologistas de Santa Maria, Jane Costa, Paula Martinez e Alexandre Schwarzbold, que participam por meio de uma videoconferência.

Na oportunidade, as autoridades de Saúde apresentaram os encaminhamentos realizados até aqui na investigação, prevenção e assistência aos doentes. Foram mencionadas informações sobre o total de casos registrados até o momento, o fluxo de atendimento implantando, as medidas de prevenção repassadas à comunidade, o ciclo da doença e a gravidade no caso das gestantes, bem como as necessidades enfrentadas pelo Município para o integral atendimento aos pacientes e as demandas que serão necessárias para o enfrentamento do surto a longo prazo.

“Quando soubemos dos primeiros casos, montamos uma rede de trabalho e estipulamos protocolos, junto ao Estado, para trabalhar na investigação, nas medidas de prevenção e na assistência. A vida de uma pessoa não tem preço, mas manter uma vida tem custos e o Município tem mantido esses custos com uma sobrecarga. Por isso, venho aqui pedir apoio, e o principal apoio que precisamos agora é verba. O Ministério da Saúde participou na investigação com um papel importante, mas nós precisamos de mais. E esperamos que esse surto que Santa Maria enfrenta não seja negligenciado, que os entes públicos estejam ao nosso lado nesse enfrentamento”, enfatizou a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte.

“Não faltou medicamento em nenhum momento para os pacientes, porque o Município arcou com isso. Mas, precisamos de suporte para enfrentar essa situação. Precisamos que o Senado, que o Ministério da Saúde olhe para esse surto nos dando alento que as definições saíram do papel”, complementou a procuradora Rossana.

DEFINIÇÃO DE DEMANDAS

Durante a audiência pública, foram definidos alguns encaminhamentos referentes ao surto, que incluem, entre outros, mais investimentos para tratamento, criação de procolos e habilitação de serviços (veja abaixo). As demandas serão oficializadas ao Ministério da Saúde, cujo representante, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, se comprometeu em encaminhar ao órgão para que as demandas sejam implementadas.

“Todos querem ajudar. Esse surto não é de situação, nem de oposição. É uma preocupação de todos, que resolveram se somar para encontrar saídas para esse problema”, destacou o senador Paulo Paim, que coordenou a audiência pública.

“Precisamos unir forças, entre as diferentes instituições, para garantir soluções para este surto. É preciso o atendimento integral aos pacientes doentes e todos estamos envolvidos nisso”, reforçou a senadora Ana Amélia.

ENCAMINHAMENTOS DEFINIDOS

Serão oficializadas ao Ministério da Saúde:

– Mais investimentos para tratamento da epidemia de Toxoplasmose em Santa Maria

– Promoção de políticas de prevenção de Toxoplasmose em nível nacional

– Criação de protocolo de diretrizes terapêuticas em casos de epidemia de Toxoplasmose

– Ampliação da sorologia do teste do pezinho para incluir o teste de Toxoplasmose

– Diretriz para exame mensal de Toxoplasmose no acompanhamento Pré-Natal

– Planejamento para atendimento dos pacientes com sequelas oculares

– Reforço da verba destinada para Vigilância em Saúde

– Reforço da verba para o Hospital Universitário de Santa Maria que atende gestante com Toxoplasmose e crianças com Toxoplasmose Congênita

– Habilitação do Ambulatório de Gestante de Alto Risco do Hospital Universitário de Santa Maria

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo