TRÂNSITO. Prefeitura e Receita Estadual abordam mais de 1,6 mil motoristas. 25 veículos “removidos”
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Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES ( foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A Prefeitura de Santa Maria e a Receita Estadual abordaram 1.615 motoristas que trafegavam na Avenida Nossa Senhora das Dores, na manhã desta quarta-feira (13). A blitz, realizada com a intenção de combater a inadimplência, fiscalizou a documentação dos motoristas em relação ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018 e ao licenciamento obrigatório.
A ação, realizada também em Porto Alegre e em outras 11 cidades gaúchas, pretendia recuperar R$ 285 milhões que ainda não ingressaram nos cofres públicos por falta de pagamento. O calendário para quitação do IPVA encerrou em abril e, até o momento, 573.156 veículos ainda não regularizaram a documentação no Estado.
Ao final da operação, agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana realizaram 25 remoções e os fiscais da Receita Estadual emitiram 16 intimações, em casos onde o licenciamento está quitado, mas o imposto ainda não foi pago. Nessa situação, o veículo não pode ser recolhido, mas a intimação faz com que o proprietário providencie o pagamento. Na ação desta quarta, dos 16 motoristas intimados, cinco quitaram o débito até o final da tarde.
“O pagamento destes tributos é importante pois 50% líquido da arrecadação do IPVA vêm para o Município. E essa receita é importante para aplicação no próprio Município”, destaca o superintendente de Trânsito e Mobilidade Urbana, Adão Lemos.
Segundo o auditor fiscal da Receita Estadual, Márcio Rocha, são 93.446 veículos emplacados em Santa Maria. Até o momento, 78.608 já quitaram o imposto e a inadimplência gira em torno de 15%.
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Se o Cladistone fosse oposição chamaria isso de “fúria arrecadatória”…