EconomiaMídiaNegócios

GRUPO ABRIL. Família Civita deixa o comando do (ex)maior grupo editorial do Brasil, que publica Veja

Na versão online d’O Estado de São Paulo, por Luciana Dyniewicz, Renée Pereira e Fernando Scheller

Com dívida de quase R$ 1,3 bilhão, o Grupo Abril anunciou nesta quinta-feira (19) que Marcos Haaland, sócio da consultoria americana de reestruturação financeira Alvarez & Marsal, assumiu a presidência da companhia, que publica as revistas VejaExame e Claudia, entre outros títulos. Em comunicado interno, a Abril afirmou que a mudança faz parte de uma “nova fase de seu processo de reestruturação operacional”.

Giancarlo Civita, neto do fundador do grupo, que havia assumido a presidência executiva em março, ficará como membro permanente do conselho editorial, ao lado do irmão Victor Civita Neto. “A família continua no controle da empresa, com sua posição acionária inalterada”, afirmou a Abril, em e-mail enviado aos funcionários.

O comunicado diz ainda que Haaland “já atuou em projetos de renegociação de dívidas e melhoria de desempenho para empresas dos setores indústria, químico, entre outros”.

Desde o fim de 2017, a Abril vinha empreendendo um esforço de redução de custos, com a ajuda da consultoria Legasi (antiga 44 Capital), que foi agora substituída. Dentro desse processo, no mês passado, o grupo saiu de sua tradicional sede paulista, em Pinheiros, para um edifício menor, no Morumbi. Procurada, a Legasi não respondeu os contatos da reportagem.

O Estado apurou que a Alvarez & Marsal vai montar uma equipe para iniciar o desenho de um plano de reestruturação para a editora. Procurada, a consultoria confirmou apenas que assumiu a gestão para “dar continuidade ao processo de reestruturação operacional da companhia”.

A empresa vem fechando no vermelho nos últimos anos, segundo relatório da PriceWaterhouseCoopers. No ano passado, o prejuízo foi de R$ 331 milhões.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo