PREÇOS. Aumento da inflação em Santa Maria, que é de 5,2% em 12 meses. Até aqui, em 2018, são 2,69%
Da Assessoria de Comunicação da UFN, com imagem de Reprodução
O Índice do Custo do Vida de Santa Maria (ICVSM), calculado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana, variou em junho em + 0,81%. Nos cinco primeiros meses do ano a variação foi de + 2,69% e nos últimos 12 meses + 5,20%. Este resultado justifica-se em parte pela greve dos caminhoneiros, que refletiu diretamente sobre os alimentos e nos combustíveis.
Após meses com comportamento moderado, o grupo Alimentação sofreu forte alta em junho (+1,49%). Quando observamos o seu comportamento nos doze meses (+1,37) e no ano (+2,93), os preços do grupo acumularam uma alta que pode ser considera pequena, uma vez que é inferior a maiora dos demais grupos. Contudo, o resultado no mês é fruto do aumento no preço dos lácteos e derivado da greve dos caminhoneiros: leite tipo C (+8,9%), leite longa vida (+11,2%) e iogurte (+11,4%). Ainda, outra grande fonte de contribuíção para o resultado de junho foi a alimentação fora de casa, que tem peso significativo sobre a variação agregada do grupo. Os restaurantes com comida por quilo e buffet livre subiram (+3,2%%), bem como os lanches do tipo fast food (+6,8%).
De outro lado, itens importantes tiveram deflação em junho, a saber: arroz longo fino (-16,5%), brócolis (-13,4%), banana (-17%) e o feijão (-9,4%). Com a troca de estação, o aumento da oferta dos cítricos pressionou o preço no varejo. No mês em que a pesquisa foi realizada, a laranja (-2,7%) e a bergamota (-11,7%) ficaram mais baratas.
O grupo Transporte, variou em +1,10%. Este resultado foi motivado sobretudo pelo aumento das passagens de ônibus Inter estadual. Destaca-se a queda do preço do óleo diesel em baixou em média – 9%.
Entre os grupos, é o que acumula maior alta nos doze meses (+16,27%) e no ano (+5,03%). Grande parte do resultado pode…”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.