EstadoJudiciárioSegurança

SEGURANÇA. Polícia prende 44 e age em 22 cidades, contra quadrilha suspeita de tráfico e 11 homicídios

Além das prisões, policiais (civis, rodoviários e militares), ao longo do período de investigação, também apreenderam 180 kg de droga

Do G1, o portal de notícias das Organizações Globo, com imagem de Divulgação da Polícia Civil

Uma operação contra o tráfico de drogas prendeu 44 pessoas nesta terça-feira (24), entre elas três em flagrante, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Outros três adolescentes foram apreendidos. A força-tarefa foi iniciada pela delegacia regional de Três Passos e investigou organizações criminosas comandadas de dentro dos presídios. Desde o início das investigações, em julho de 2017, 107 pessoas foram presas.

Participaram da Operação Android cerca de 200 policiais civis, com o apoio de 100 militares e 10 policiais rodoviários federais, com mais de 100 viaturas e o helicóptero da Polícia Civil, em 22 municípios gaúchos.

“Essa organização criminosa veio com a proposta de vender drogas em larga escala, mas, paralelo a isso, vieram os crimes conexos, principalmente contra a vida, por conta desse fenômeno da disputa pelo tráfico de drogas, de acerto de contas e dívidas. E também os crimes patrimoniais, porque muitos traficantes locais se individaram e precisaram fazer uso de crimes contra o patrimônio, furtando veículos, motocicletas, para pagar dívidas”, explica o delegado da Polícia Civil Vilmar Schaefer.

O objetivo era cumprir 104 ordens judiciais, sendo 43 mandados de prisão e 61 mandados de busca e apreensão nas cidades de Santo Augusto, Coronel Bicaco, Redentora, Campo Novo, Tenente Portela, Três Passos, Crissiumal, Independência, São José do Inhacorá, Três de Maio, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Carazinho, Lagoa Vermelha, Lajeado, Dois Irmãos, Campo Bom, Montenegro, Novo Hamburgo, Charqueadas e Santiago, e na região de Florianópolis, em Santa Catarina.

Dois suspeitos ainda são procurados, já que dos mandados programados, 41 foram cumpridos.

As investigações começaram em julho de 2017. Antes da operação desta terça, já haviam sido presas 62 pessoas e apreendidos sete adolescentes. Foram apreendidos, no período, 180 kg de drogas (maconha, cocaína e crack), armas, munições, veículos, motos, dinheiro, balanças de precisão e materiais usados para produzir drogas.

Estão entre os presos os responsáveis pelo transporte das drogas no Vale dos Sinos e os criminosos suspeitos de praticar homicídios como parte da disputa por território das facções.

“A letalidade de uma organização criminosa em qualquer região do estado é muito grande. Foram 11 crimes de homicídio e quatro tentativas de homicídio, além de 14 crimes de roubo que nós conseguimos vincular [aos investigados]. Não estão descartados outros crimes vinculados à presença dessa organização criminosa”, acrescenta o delegado.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo