Coluna

Chamadas de emergência serão centralizadas, com regional aqui – por Luiz Roese

Mesmo número servirá para BM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. E deve ser o 190

Assinada pelo secretário estadual da Segurança, Cezar Schirmer, foi publicada na terça-feira, no Diário Oficial do Estado, a portaria que cria os Centros Integrados de Operações (Ciops) para centralizar as chamadas telefônicas de emergência no Rio Grande do Sul. E Santa Maria está nessa, com uma regional.

A medida quer proporcionar maior agilidade aos atendimentos de ocorrências pela Brigada Militar, pela Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros. Pela portaria, a implantação dos Ciops e a centralização dos números telefônicos emergência em todo o estado deverá ocorrer até o dia 1º de novembro de 2018. Fontes da secretaria acreditam que ficará só o fone 190. No início, todos seguirão funcionando, com direcionamento para uma única central.

Haverá Ciops regionais em Santa Maria e Cruz Alta, por exemplo. Ainda quero ver como funcionará a ligação a partir de municípios menores, como Restinga Seca e Agudo. A partir de convênios com os municípios, poderão integrar os CIOps órgãos municipais de segurança, trânsito e defesa civil, bem como o serviço público municipal especializado no atendimento pré-hospitalar móvel e prestação de socorro

Ficou estabelecida pela portaria a data de 14 de dezembro de 2018 para a existência de somente um número de urgência e emergência.

Proposta é que a nova unidade do Bairro Perpétuo Socorro seja construída no terreno em frente à atual (foto Deise Fachin/AIPM)

Prefeitura reabre licitação para elaboração de projetos para viabilizar três unidades de saúde

A prefeitura de Santa Maria reabriu licitação (a primeira vez foi em julho) para a elaboração dos projetos executivos para a construção de três unidades básicas de saúde Alto da Boa Vista, Núcleo Central e Joy Betts 2, no terreno em frente à atual. Com relação aos projetos das unidades Alto da Boa Vista e Núcleo Central, as emendas, são do deputado Paulo Pimenta. Já a emenda referente à UBS Joy Betts é do deputado Dionilso Marcon. O valor para a elaboração dos projetos para as duas primeiras unidades é de R$ 52 mil cada. Já para a Joy Betts, é de R$ 38 mil.

A UBS Alto da Boa Vista será na Avenida São Marcelino Champagnat, na Vila Alto da Boa Vista, Bairro Nova Santa Marta. A UBS Núcleo Central será implantada na Avenida Manoel Mallmann Filho, Vila Núcleo Central, Bairro Nova Santa Marta. Já a UBS Joy Betts 2 ficará na Rua Castro Alves, Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em breve, o Bairro Campestre do Menino Deus também será contemplado com a construção de uma nova unidades de saúde. Nesse caso, os projetos complementares serão executados pelo Município. A construção da unidade também é via emenda, do deputado Elvino Bohn  Gass.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo