CulturaPrefeituraSanta Maria

CULTURA. Conferência Extraordinária encerra com debate sobre sistemas de financiamento disponíveis

Atividades da Conferência Extraordinária ocorrerem ao longo desta semana. No fecho, o debate sobre sistemas de financiamento do setor

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Durante três dias, as demandas da área da Cultura do Município foram pauta de discussões durante a Conferência Extraordinária Municipal de Cultura 2018, promovida pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). O evento contou com a participação de representantes de 20 segmentos culturais da cidade e encerrou nesta quinta-feira (30).

Durante a atividade desta quinta, realizada na antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), as discussões foram acerca do Sistema de Financiamento da Cultura. Na oportunidade, foram discutidas estratégias de financiamento da Cultura, além de serem levantadas e votadas as propostas de cada segmento referentes ao tema. Na oportunidade, o superintendente de Cultura do Município, Cássio Corberllini, apresentou aos presentes um cronograma de capacitações, promovidas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Município, que abordarão projetos culturais e sistemas de financiamento para a área. As atividades terão foco no edital de “Apoio à Produção Artística e Cultural de Santa Maria”, lançado recentemente pela Prefeitura e pelo Governo do Estado; na Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Estadual; e na Lei Rouanet.

As atividades da Conferência Extraordinária Municipal de Cultura iniciaram no começo desta semana. Na segunda (27), as discussões versaram sobre a atualização do Plano Municipal de Cultura, enquanto que, na terça-feira (28), os debates foram voltados para traçar diretrizes para a Política Cultural de Santa Maria.

Conforme Corberllini, as propostas de políticas culturais levantadas pelos segmentos ao longo dos três dias de Conferência serão reunidas em um documento, que será formalizado e enviado para homologação do Conselho Municipal de Política Cultural.

“Nossa avaliação dessa conferência é extremamente positiva. Tivemos uma boa adesão dos diferentes segmentos culturais e um bom volume de conteúdo relativo às propostas para a área. Foi um momento de diálogo entre os diferentes atores que, diariamente, constroem a Cultura no nosso Município”, ressaltou o superintendente.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo