ELEIÇÕES 2018. Bolsonaro lidera no Twitter e no Instagram. No Facebook, Lula e Amoêdo são destaque
Por MAIQUEL ROSAURO (texto e infográficos), da Equipe do Site
Quando Jair Bolsonaro (PSL) anunciou, novamente, que não participará dos próximos debates na televisão, não deixou dúvidas sobre a importância que as redes sociais terão em sua campanha. Mas será que o deputado federal está tão bem assim nas plataformas virtuais?
O site analisou a interação dos dez candidatos a presidente melhor colocados na pesquisa Datafalha – o que inclui além de Bolsonaro: Lula (PT), Marina Silva (REDE), Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Alvaro Dias (PODE), João Amoêdo (NOVO), Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Cabo Daciolo (PATRI) – em três redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram, entre sexta (17) e quinta-feira (23).
Três presidenciáveis se destacaram no Facebook: Bolsonaro, Lula e Amoêdo. Enquanto o capitão e o petista tiveram uma intensa variação durante a semana, o candidato do Novo manteve-se estável durante o período analisado.
Na rede de Mark Zuckerberg, Lula conquistou um maior volume entre reações, comentários e compartilhamentos na segunda (20), dia em que a pesquisa Ibope teve uma grande repercussão. Já Bolsonaro ficou à frente na quarta (22), quando anunciou que não irá mais participar dos debates. Em todos os demais dias, Amoêdo promoveu um engajamento maior que seus concorrentes.
O Twitter é a única rede social onde Bolsonaro não é o líder em número de seguidores. No microblog, ele tem 1,24 milhão de ‘followers’ contra 1,88 milhão de Marina. Porém, o engajamento dos seguidores do capitão é muito superior. Ele tweetou apenas 43 vezes no período analisado e conquistou mais engajamento do que Lula, que publicou 240 tweets no mesmo período. Marina, por sua vez, espalhou 45 tweets.
No Instagram, Bolsonaro reina absoluto. Ele tem 1,70 milhão de seguidores (56,71%) contra 396,1 mil (13,22%) de Lula, o segundo colocado entre os dez presidenciáveis. Em 13 vídeos publicados no período, o candidato do PSL registrou 4,22 milhões de visualizações. O segundo colocado no quesito, Amôedo, registrou 828,6 mil visualizações em 12 vídeos.
Whatsapp, como não é rede social, não tem como analisar. Certamente terá um efeito.