Destaque

ELEIÇÕES 2018. Bolsonaro lidera no Twitter e no Instagram. No Facebook, Lula e Amoêdo são destaque

Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva e João Amoêdo fazem disputa parelha no Facebook, maior rede social com usuários do país

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e infográficos), da Equipe do Site

Quando Jair Bolsonaro (PSL) anunciou, novamente, que não participará dos próximos debates na televisão, não deixou dúvidas sobre a importância que as redes sociais terão em sua campanha. Mas será que o deputado federal está tão bem assim nas plataformas virtuais?

O site analisou a interação dos dez candidatos a presidente melhor colocados na pesquisa Datafalha – o que inclui além de Bolsonaro: Lula (PT), Marina Silva (REDE), Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Alvaro Dias (PODE), João Amoêdo (NOVO), Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Cabo Daciolo (PATRI) – em três redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram, entre sexta (17) e quinta-feira (23).

Três presidenciáveis se destacaram no Facebook: Bolsonaro, Lula e Amoêdo. Enquanto o capitão e o petista tiveram uma intensa variação durante a semana, o candidato do Novo manteve-se estável durante o período analisado.

Entre likes e retweets, ninguém supera Bolsonaro no Twitter. Ele é seguido por Lula e Amoêdo. Os demais estão muito distantes

Na rede de Mark Zuckerberg, Lula conquistou um maior volume entre reações, comentários e compartilhamentos na segunda (20), dia em que a pesquisa Ibope teve uma grande repercussão. Já Bolsonaro ficou à frente na quarta (22), quando anunciou que não irá mais participar dos debates. Em todos os demais dias, Amoêdo promoveu um engajamento maior que seus concorrentes.

Comparado com os demais candidatos a Presidente da República, a visualização de vídeos de Bolsonaro no Instagram é um fenômeno

O Twitter é a única rede social onde Bolsonaro não é o líder em número de seguidores. No microblog, ele tem 1,24 milhão de ‘followers’ contra 1,88 milhão de Marina. Porém, o engajamento dos seguidores do capitão é muito superior. Ele tweetou apenas 43 vezes no período analisado e conquistou mais engajamento do que Lula, que publicou 240 tweets no mesmo período. Marina, por sua vez, espalhou 45 tweets.

No Instagram, Bolsonaro reina absoluto. Ele tem 1,70 milhão de seguidores (56,71%) contra 396,1 mil (13,22%) de Lula, o segundo colocado entre os dez presidenciáveis. Em 13 vídeos publicados no período, o candidato do PSL registrou 4,22 milhões de visualizações. O segundo colocado no quesito, Amôedo, registrou 828,6 mil visualizações em 12 vídeos.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo