EXCLUSIVO. Mateus Bandeira, o líder no Facebook e no Twitter. Eduardo Leite, mais procurado no Google
Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos de Divulgação), da Equipe do Site
As redes sociais são o grande diferencial da campanha eleitoral deste ano. Embora, na prática, ninguém saiba ao certo o peso que o mundo virtual terá nas urnas, nenhum candidato quer ficar para trás na internet. Além do mais, é on-line a forma como os políticos conseguem alcançar um grande público e interagir com os eleitores.
Para acompanhar o desempenho dos candidatos na web, o site estreia nesta segunda-feira (20) a primeira matéria de análise de dados de redes sociais e também de busca de pesquisas. Você vai saber qual candidato lidera o ranking de interações, qual é o mais pesquisado, assuntos que estão viralizando e as cidades onde cada candidato despertou mais interesse.
Esta primeira matéria terá como foco os candidatos a governador do Rio Grande do Sul: Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (MDB), Julio Flores (PSTU), Mateus Bandeira (Novo), Miguel Rossetto (PT) e Paulo Medeiros (PCO).
A pesquisa se concentrou nas interações dos candidatos, entre os dias 12 e 18 de agosto, em duas redes sociais: Facebook (apenas fanpages oficiais) e Twitter (apenas contas oficiais). Já as análises de busca foram feitas no Google (considerando apenas os candidatos como ‘assunto’ e com dados exclusivos de pesquisas no Rio Grande do Sul).
A raspagem de dados nas redes sociais foi feita com a ferramenta CrowdTangle, que pertence ao Facebook. Para análise no buscador, o site trabalhou com o Google Trends. Os resultados, você confere abaixo.
Mateus Bandeira lidera no Facebook e no Twitter
O candidato do Novo começou a campanha surfando sobre os adversários nas redes sociais. No Twitter ele liderou as interações durante toda a semana sem levar sustos. No Facebook, Bandeira tomou a ponta de Eduardo Leite logo na quinta-feira (16), primeiro dia de campanha.
A postagem que causou o alto desempenho de Bandeira foi o anúncio oficial de sua candidatura, na quinta. Foi também a primeira vez que ele apresentou o seu número de candidato. Em sua fanpage, o post já rendeu 2.991 curtidas, 146 comentários e 296 compartilhamentos.
Além ter saído em vantagem em interações na primeira semana, Bandeira também possui a fanpage mais curtida entre os candidatos. Até o fim da noite de domingo (19), ele possuía 119.867 curtidas, seguido por Leite (79.753), Jorge (68.028), Sartori (62.600), Robaina (31.770), Rossetto (31.435) e Julio Flores (1.516).
Paulo Medeiros não foi incluído na pesquisa de redes sociais porque o site não encontrou páginas do candidato. Já no Twitter, o site não encontrou nenhuma conta de Julio Flores.
No Google, Eduardo Leite lidera
A pesquisa realizada pelo site no Google Trends incluiu apenas a busca por ‘assunto’, que corresponde a dados mais precisos, uma vez que está relacionada apenas sobre determinado tema de busca. Até o momento, o Google Trends reconhece apenas quatro candidatos do pleito gaúcho como ‘assunto’: Sartori, Leite, Jorge e Rossetto.
Nesta primeira semana, Leite iniciou na liderança, oscilou em alguns dias e se recuperou no final de semana. As cidades gaúchas que apresentaram uma elevação nas pesquisas sobre o tucano, nos últimos setes dias, foram: Porto Alegre, Pelotas, Canoas e Novo Hamburgo.
Jorge inspirou o interesse, sobretudo, de moradores da capital gaúcha e de Canoas; enquanto que José Ivo Sartori apresenta uma tendência de alta em pesquisas feitas em Cruz Alta, Carazinho, Santiago, Santa Rosa e Nova Prata. Miguel Rossetto, por sua vez, registrou mais buscas em Porto Alegre e Santa Maria.
Uma curiosidade: em todas as pesquisas relacionadas aos quatro candidatos, nos últimos sete dias, o site encontrou em ascensão o termo de pesquisa “Mateus Bandeira”.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.