Arquivo

A notícia. ‘Sem tapete’, Nelson Jobim desiste da candidatura a presidente nacional do PMDB

Até segunda-feira, o santa-mariense Nelson Jobim garantia não haver a mínima possibilidade de renunciar à candidatura a presidente nacional do PMDB. Mais: iria até o fim na sua disposição de enfrentar, na convenção marcada para domingo, dia 11, em Brasília, o atual detentor do cargo, o deputado federal paulista Michel Temer, há seis anos no comando do principal partido político do País.

 

No entanto, em menos de 24 horas tudo mudou, inclusive a disposição de Jobim. Já se poderia, quem sabe, antecipar essa possibilidade na mesma segunda-feira, com o problema verificado nos nomes dos integrantes da chapa de Jobim ao Diretório Nacional. No entanto, foi apenas na manhã de terça que, numa sucinta nota (leia aqui a notícia a respeito, que publiquei no final da tarde de ontem) o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal desistiu de concorrer.

 

O que terá motivado, enfim, a renúncia à candidatura? Parte das respostas, quem sabe, pode ser encontrada na notícia a respeito, divulgada pela Agência Estado, braço de internet do jornal O Estado de São Paulo. E tem tudo a ver com decisões que passaram pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Confira você mesmo, a seguir:

“Jobim desiste de concorrer à presidência do PMDB

Ex-presidente do STF disputava cargo com atual presidente da sigla, Michel Temer

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim desistiu nesta terça-feira, 6, de disputar a presidência do PMDB. “Os acontecimentos das últimas horas enunciam opção objetiva do governo quanto à disputa no PMDB”, disse Jobim em nota oficial. “Diante disso, resta-me afastar-me em definitivo da contenda.”

 

O comunicado de Jobim faz referência à provável decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de entregar o Ministério da Integração Nacional ao peemedebista Geddel Vieira Lima (BA). Na segunda-feira, 5, Lula recebeu Geddel e o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), responsável pela indicação do deputado ao cargo.

 

Jobim disputava a presidência do partido com o atual presidente da legenda, Michel Temer (SP). Enquanto o grupo de Temer defendia que Lula realizasse a reforma ministerial antes da convenção nacional do partido, no próximo dia 11, os aliados de Jobim defendiam que nova equipe fosse concluída somente após o encontro.

 

Ao avançar na negociação com Geddel, portanto, Lula contrariou profundamente Jobim. No PMDB, comenta-se que Jobim ficou irritado com a decisão do presidente sobre…”

 

SE DESEJAR ler a íntegra, clique qui.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo