PrefeituraSaúde

SAÚDE. Intenso movimento no início da campanha contra sarampo e pólio. ‘Dia D’ será em 18 de agosto

Movimento foi intenso na Policlínica Central José Erasmo Crossetti na manhã desta segunda-feira. Vacinação vai até o dia 31

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A semana começou e, com ela, iniciou também a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Nesta segunda-feira (06), primeiro dia da campanha, o movimento foi intenso nas Unidades de Saúde do Município à procura da imunização. A vacinação segue até o dia 31 de agosto, e o “Dia D” será realizado em 18 de agosto, um sábado, para garantir que todas as crianças tenham acesso às doses.

Na Policlínica Central José Erasmo Crossetti, no Centro da cidade, muitos pais levaram às crianças, já no primeiro dia, para receber as doses das vacinas. A militar Claudia Iop, 29 anos, aproveitou a manhã que tinha disponível e levou o pequeno Saulo, de um ano e dois meses, para tomar a gotinha contra a Poliomielite, além de vacinar também contra a gripe. Claudia destacou que sempre cuida o período de vacinas do filho, para garantir a aplicação das doses no tempo correto, e que nunca deixa de levá-lo à unidade para se vacinar.

“A gente sabe que as pessoas compartilham muita informação errada e equivocada sobre vacinação. Mas vacinar é importante, é a proteção para as crianças. Se eu não tivesse vindo hoje, teria dado jeito de trazê-lo em outro momento da campanha”, destacou a mãe.

As vacinas contra o Sarampo e a Poliomielite fazem parte do calendário básico de vacinação, podendo ser solicitadas por qualquer pessoa, a qualquer momento. No entanto, na campanha, o público-alvo prioritário são as crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias.

De acordo com a enfermeira Andréa Lenz, responsável pelo Setor de Imunizações da Prefeitura, é fundamental que todas as crianças da faixa etária prioritária compareçam aos postos de Saúde, para que seja avaliada a situação vacinal e para que receba uma dose adicional das vacinas, se for necessário. Da mesma forma, os demais integrantes da família também podem levar seus cartões de vacina, para verificar se as doses já foram aplicadas ou não.

As Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs) do Município montaram um cronograma especial para atender à população (clique aqui para conferir os horários de funcionamento). Além disso, a Prefeitura de Santa Maria também organizou um atendimento especial ao Interior do Município. A vacinação nos distritos inicia nesta terça-feira (07), pelo Passo do Verde (acesse aqui o cronograma completo).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo