Ministério PúblicoPrefeituraSanta Maria

CIDADE. Parceria entre Prefeitura, Ministério Público e a OAB/SM. Resultado: a Praça Ivanise Jann de Jesus

Praça está localizada na esquina das alamedas Buenos Aires e Montevidéu e foi aberta oficialmente no final da tarde desta quinta

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Desde o final da tarde desta quinta-feira (27), a comunidade santa-mariense conta com mais um espaço de lazer na cidade. Isso porque, durante solenidade oficial, foi inaugurada e entregue à população a Praça Ivanise Jann de Jesus, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. A praça está localizada na esquina das alamedas Buenos Aires e Montevidéu e foi construída por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Santa Maria.

Em 2002, a Prefeitura doou um lote para a ampliação das instalações do MP e da OAB locais. Em contrapartida, o Ministério Público realizou a urbanização e as obras necessárias à implantação da praça, e caberá a OAB a manutenção do local, bem como da área verde, pelo prazo de cinco anos. No evento, o prefeito Jorge Pozzobom assinou a Lei Municipal nº 6266, que dá nome a praça como Ivanise Jann de Jesus, além de realizar a entrega das placas de homenagem ao viúvo de Ivanise, Paulo Roberto de Jesus; e aos representantes do MP e da OAB. O prefeito, junto a outras autoridades, também realizou o desenlace da fita inaugural.

“Essa é uma justa e necessária homenagem à Ivanise, que teve um trabalho muito importante em nossa cidade. Essa é uma das praças mais lindas de Santa Maria e a entrega dela, hoje, é motivo de orgulho para todos nós”, enfatizou o prefeito Pozzobom.

No evento, as autoridades presentes ouviram um histórico da vida pessoal e profissional da promotora que dá nome à praça. Ivanise ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul em 1996, onde atuou fortemente na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“Essa praça é resultado de uma parceria, em que a contrapartida é esse espaço de convivência, de lazer, de diálogo, de vida. Vai servir para que todos nós, que trabalhamos diariamente atrás de processos, percebamos que, atrás desses processos, há vida. É um lugar da comunidade e um local de reconhecimento a quem foi a Ivanise”, ressaltou o procurador Geral de Justiça, Fabiano Dallazen.

Na nova área de lazer, as crianças poderão desfrutar do parquinho de brinquedos, enquanto todos aproveitam o espaço de convivência e de lazer, com bancos, mesas de xadrez, academia ao ar livre e demais estruturas pensadas para o bem-estar dos cidadãos.

“Esse será um espaço de convivência, de lembrança e de agradecimento a todo trabalho realizado pela Ivanise em Santa Maria”, destacou o representante da OAB, Rafael Friedrich.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Pelo jeito foi forte o lobby do MP. Além da praça, uma escola municipal no Cipriano da Rocha também foi denominada de “Ivanise Jann de Jesus”, pela Lei 6261/2018 (https://www.camara-sm.rs.gov.br/camara/proposicao/lei-ordinaria/2018/1/0/43078).

    Inclusive a Lei 5619/2012 (https://www.camara-sm.rs.gov.br/camara/proposicao/lei-ordinaria/2012/5/0/349#lista_texto_proposicao), que disciplina denominação de coisas públicas, foi alterada pela Lei 6263/2018 (https://www.camara-sm.rs.gov.br/camara/proposicao/lei-ordinaria/2018/1/0/43158) para permitir essa dupla homenagem.

    Uma tristeza alterarem uma lei pra permitir homenagear duas vezes uma pessoa. Uma tristeza alterar um nome de praça pra agradar o MP. O nome da praça era de 1992, dado pela Lei 3606/1992 (https://www.camara-sm.rs.gov.br/camara/proposicao/pesquisalegislacao/2018/1/0).

  2. Uma pena, estragaram a denominação da praça. “Praça das Américas” é bem mais bonito que “Praça Ivanise Jann de Jesus”.

    A praça é pública, o fato de ter sido construída com dinheiro do MP não deveria legitimar a alteração da denominação para homenagear um membro do MP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo