CampanhaEleições 2018PesquisaPolítica

ELEIÇÕES 2018. Duas pesquisas a caminho, sobre a intenção de voto do eleitor gaúcho: Ibope e Methodus

Há duas pesquisas registradas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para aferir a intenção de voto dos gaúchos, tanto para o Governo do Estado quanto para o Senado.

Uma, do Instituto Methodus, foi registrada no dia 21, coleta de dados iniciada no dia 18 e finalizada nesta segunda-feira, dia 24, e divulgação prevista para esta quinta-feira, pelos veículos do Grupo Band no Rio Grande do Sul, que surge como o contratante, ao custo de R$ 20 mil.

Outra, registrada no dia 22 pelo Ibope, contratada pelo Grupo RBS ao custo de R$ 142.669,95, será também seu resultado tornado público nesta quinta, dia 27, teve a coleta das informações no dia 21 e encerramento no mesmo dia da divulgação.

No caso do Methodus, que tem Juliane Silveira Freire da Silva como estatística responsável, foram feitas, informa o registro, 1,5 mil entrevistas. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

No que toca ao Ibope, a responsabilidade técnica é da estatística Márcia Cavallari Nunes e o levantamento conta com 1.806 entrevistados. O intervalo de confiança também é de 95%, mas a margem de erro, para mais ou para menos, é maior: 3%.

Para quem quiser conferir o registro das pesquisas (nao só dessas, claro) no Tribunal Superior Eleitoral, basta clicar AQUI e seguir as instruções.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo