EducaçãoUFSM

EDUCAÇÃO. Artesã de Caçapava ensina comunidade acadêmica a fazer quadros a partir da flora regional

Pesquisadora (no destaque) aprendeu com artesã a utilizar flores desidratadas. E esta mostrou como usar flores desidratadas em quadros

Por LUANA GIAZZON (texto) e ANDRESSA MENEZES (foto), da Agência de Notícias da UFSM

33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) trouxe, na programação, a oficina “A extensão e o saber-fazer artesanal: produção de quadros a partir da flora regional”, com a artesã Conceição Castro da Costa, da Associação de Artesãs de Caçapava do Sul. A atividade, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão, ocorreu na manhã desta sexta-feira (26), na Sala 237, do prédio 74 A, no campus sede da UFSM.

Conhecida como Dona Conceição, a artesã de 74 anos produz quadros a partir da flora regional há sete anos, mas o seu “saber artesanal” já lhe acompanha desde a infância. Na oficina apresentada na JAI, ela ensinou práticas desse trabalho que representa uma forma de contato com natureza.

“Eu trabalho com o plantio das folhagens, o processo de secagem das flores e a montagem no papel. Para mim, os quadros podem ser uma forma de eternizar uma flor que você recebeu”, comenta.

Para a pesquisadora Elisângela Lopes, doutoranda em Geografia, que trabalha com a artesã na elaboração da sua tese, a oficina foi uma forma de trocar conhecimentos para além da sala de aula. “Uma grande oportunidade que tivemos em poder aprender com os saberes dessa pessoa tão especial e que realiza um trabalho maravilhoso como esse”.

Após as orientações da artesã, os participantes puderam colocar na prática as dicas para a produção do seu próprio quadro.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo