EducaçãoEstradasMeio Ambiente

TRAVESSIA URBANA. Gestão ambiental da superobra faz ações que envolvem alunos de escolas municipais

Do Núcleo de Comunicação Social do DNIT/RS (texto e foto)

Reduzir, reutilizar e reciclar são os objetivos da atividade de educação ambiental promovida pela Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS), por meio da Unidade Local do DNIT e pela Gestão Ambiental das obras da Travessia Urbana de Santa Maria –RS.

Com foco em sensibilizar a comunidade sobre a necessidade da destinação correta de resíduos, implantando atitudes como a segregação de material, a equipe do Programa de Educação Ambiental percorre 9 escolas da rede municipal localizadas em bairros adjacentes às rodovias BR-158/RS e BR-287/RS, que atualmente estão sendo duplicadas pela Autarquia.

Durante as atividades, são realizadas conversas com alunos do 4º ao 8º ano sobre os impactos ambientais ocasionados pelo descarte incorreto de resíduos. Para aproximar os estudantes dos problemas, são discutidas ações imediatas que podem ser aplicadas para combater o descarte irregular de resíduos testemunhados pelos alunos no percurso de suas residências até a escola, por exemplo.

Conforme planejado pelo PEA, o debate chama atenção e demonstra o quanto o problema está próximo ao cotidiano da comunidade escolar. A equipe da Gestão Ambiental também exibe um trecho do filme da Turma da Mônica: “Um plano para salvar o planeta”. Após a apresentação, os alunos elaboram um cartaz com medidas práticas de aplicação redução, reutilização e reciclagem de material.

Despertar a reflexão de todos, provocando novas atitudes para enfrentar o problema é o desafio da atividade, que busca ainda fomentar o senso de responsabilidade coletiva.

Escolas que receberam a atividade

EMEF Sérgio Lopes

EMEF Leduvina Rossi

EMEF Altina Teixeira

EMEF Irmão Quintino

EMEF Pinheiro Machado

EMEF Lourenço Dalla Corte

EMEF Zenir Aita

EMEF Alfredo Winderlich

EMEF Francisca Weinmann

Gerenciamento de resíduos na obra

Preocupado com a destinação final de resíduos oriundo de frentes de obras, o DNIT também realiza a atividade com colaboradores do empreendimento. Antes de começar a rotina de trabalho, a equipe do PEA promove uma breve palestra com o tema resíduos sólidos e contaminação do solo.

De forma dinâmica e interativa, são apresentados os principais problemas observados no trecho e as soluções para cada situação. Os colaboradores são alertados sobre as consequências de não se ter um descarte adequado de resíduos e o impacto ambiental que isso provoca. Preservação dos recursos hídricos, contaminação do solo, eliminação de pontos de proliferação de mosquitos e doenças também estão entre os tópicos abordos na atividade.

O trabalho desenvolvido pelo PEA é complementado pela equipe de Supervisão Ambiental que monitora a aplicação do Plano de Gerenciamento de Resíduos, apresentado pelos consórcios responsáveis pela execução da obra

Travessia Urbana de Santa Maria – RS

A obra consiste na duplicação e restauração do trecho urbano das BR-158/RS e BR-287/RS, entre o trevo do Castelinho e a ponte sobre o Arroio Taquara. É considerada a maior que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza na região Centro do Rio Grande do Sul.  Travessia Urbana modernizará o complexo viário do município, que é reconhecido como um importante entroncamento rodoviário do sul do país devido ao seu posicionamento geográfico.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo