EconomiaMeio AmbientePrefeitura

AMBIENTE. Fundação estadual repassa ao município autorização para licenciamento, fiscalização, controle

Convênio foi assinado durante reunião almoço do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria, realizada nesta quarta-feira

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) assinaram, nesta quarta-feira (28), um convênio de delegação de competência em ações de Meio Ambiente. Com o convênio, o órgão estadual, vinculado à Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado (Sema), passa ao Município parte das suas atribuições no que diz respeito às ações de licenciamento, fiscalização e controle ambiental de algumas atividades potencialmente poluidoras desenvolvidas na cidade.

A assinatura do documento foi realizada durante uma reunião almoço do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon). O ato contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin; da chefe de gabinete da Sema, Lilian Zenker, que, na ocasião, representou a secretária Ana Pellini; do chefe do Departamento de Gestão Descentralizado da Fepam, Rafael Volquind; do diretor administrativo da Fepam, Almir Azeredo; e do coordenador do Balcão Ambiental de Santa Maria, José Antônio Mallmann;  além de secretários do Governo Municipal e associados do Sinduscon.

Na oportunidade, o chefe do Executivo destacou a importância do convênio, ressaltando que a Prefeitura está trabalhando para fortalecer a Secretaria de Meio Ambiente do Município, com relação à estrutura e pessoal.

“Esse é um grande passo para o Município, que está se concretizando depois de muito trabalho. Estamos trabalhando para melhorar nossa estrutura da secretaria, para agilizar os processos e qualificar o serviço”, ressaltou o prefeito Pozzobom.

“Conversamos muito sobre esse convênio e, com toda certeza, trabalharemos bastante para cumprir, com êxito, esta tarefa que está sendo repassada a nós”, complementou a secretária de Meio Ambiente do Município, Sandra Rebelato.

RECONHECIMENTO DO MUNICÍPIO

Durante a assinatura do documento, o chefe do Departamento de Gestão Descentralizado da Fepam, Rafael Volquind, destacou que a assinatura do convênio, além de servir como instrumento para que a Fepam repasse ao Município parte de suas atribuições, também demonstra que o órgão acredita na capacidade da Prefeitura de Santa Maria de atender as demandas que chegarão.

“Esse é um reconhecimento para o Município. É uma participação importante à Fepam para que possa ser feita a divisão das tarefas, porque só nós, hoje, não conseguimos abarcar tudo. O Município é quem melhor conhecer as atividades que são realizadas na cidade, por isso, precisamos desse trabalho conjunto”, destacou Volquind.

A partir do convênio, o Município fica obrigado a realizar o licenciamento, monitoramento, fiscalização e controle ambiental das atividades delegadas no documento, devendo, no procedimento do licenciamento ambiental, realizar a avaliação prévia da atividade, emitir parecer técnico e, se for o caso, a devida licença ambiental.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo