Sem categoria

CIDADANIA. Advogados decidem entre três chapas quem vai dirigir a OAB gaúcha nos próximos três anos

VEJA TAMBÉM AS CHAPAS QUE DISPUTAM A SUBSECÇÃO DE SANTA MARIA: AQUI

Ricardo Ferreira Breier, o atual presidente, tem como opositores, no pleito desta sexta-feira, Paulo Roberto Petri e Paulo Peretti Torelly

Da Redação do jornal eletrônico SUL21, com montagem sobre fotos de Reprodução

As chapas 1, 2 e 3 concorrem às eleições de 2018 da seção gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), que será realizada nesta sexta-feira (30), das 9h às 17h no Ginásio Gigantinho. A primeira chapa é chamada OAB Mais e presidida por Ricardo Ferreira Breier, que busca a reeleição. Já a 2, OAB Em Frente, tem como presidente Paulo Roberto Petri, enquanto a Muda OAB!-RS – Somos Tod@s OAB é encabeçada por Paulo Peretti Torelly.

Leia um pouco mais sobre cada chapa:

OAB Mais – Chapa 1

A chapa OAB Mais está no comando da entidade desde 2006, anteriormente tendo como presidente Claudio Lamachia, que atualmente preside a OAB nacional. “No final de 2006 encontramos uma OAB/RS totalmente quebrada e com uma advocacia sem autoestima. Depois de 12 anos, a realidade é completamente diferente.Temos uma advocacia valorizada, com uma instituição com responsabilidade fiscal e transparência. Hoje temos as contas em dia e investimos em estruturas e serviços para as advogadas e advogados”, afirma a chapa em sua página do Facebook.

O atual candidato, Breier, que foi vice de Lamachia, elegeu-se presidente pela primeira vez nas eleições de 2015. Na campanha, além de destacar os feitos da presidência nos últimos anos, a chapa traz diversas propostas relacionadas à tecnologia, como a utilização de inteligência artificial e a criação de aplicativo de denúncias às violações de prerrogativas. Propõe também o fortalecimento da fiscalização do exercício profissional; o projeto “meu primeiro escritório”, com financiamento diferenciado e outros benefícios para jovens advogados; campanha permanente em defesa da democracia e da cidadania, privilegiando a inclusão e o respeito às diferenças; incentivo à maior participação das mulheres advogadas nas comissões.

Breier é graduado em Direito pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), Especialista em Criminologia pela PUC/RS, em Vitimologia pela Universidade de Sevilha, e Doutor em Direito Penal pela Universidade de Sevilha, na Espanha. Atualmente é professor de Direito e Processo Penal da Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul e da Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Professor convidado do Curso de Especialização em Sistema Criminal, Politica Criminal e Direitos Humanos Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nominata:
Ricardo Ferreira Breier, Presidente
Jorge Luiz Dias Fara, Vice-presidente
Regina Adylles Endler Guimaraes, Secretária-geral
Fabiana Azevedo da Cunha Barth, Secretária-geral adjunta
Andre Luis Sonntag, Tesoureiro

OAB em Frente – Chapa 2

A OAB em Frente se apresenta como uma chapa que defende a paridade entre os gêneros e, embora encabeçada por um homem, afirma ter 54% de mulheres em sua nominata – dos 66 titulares, 36 são mulheres. Além de Petri para presidente, a chapa conta com Luciane Toss como candidata a vice-presidente, Carolina Mayer Spina para a secretaria-Geral, Luciana Dombkowitsch para a secretaria-Geral adjunta e Jefferson Alves para a tesouraria.

Dentre as principais propostas da chapa estão a defesa das prerrogativas dos advogados; tornar a OAB mais transparente; defesa da paridade de gênero e comissão permanente de igualdade; isentar a anuidade para as advogadas gestantes e adotantes; ampliar para cinco categorias o pagamento de anuidade dos recém inscritos na ordem; elaborar projeto de lei para criação do piso salarial da advocacia; recuperar a papel institucional da OAB na defesa da democracia; modernização da legislação da OAB na área de divulgação profissional.

O candidato à presidência, Ricardo Petri, é advogado, Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS, professor universitário, foi membro da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/RS e consultor legislativo na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. É autor do livro “A Judicialização da Política no Brasil: a polarização da disputa nas eleições presidenciais”.

Nominata:
Paulo Roberto Petri Da Silva, Presidente
Luciane Lourdes Webber Toss, Vice-Presidente
Carolina Mayer Spina Zimmer, Secretária-Geral
Luciana Alves Dombkowitsch, Secretária-Geral Adjunta
Jefferson Dos Santos Alves, Tesoureiro

Muda OAB!-RS – Chapa 3

Já a terceira chapa, Muda OAB!-RS, defende que haja eleições diretas para o Conselho Federal da Ordem e a composição proporcional do Conselho, com as 66 vagas sendo distribuídas dentre as chapas concorrentes de acordo com os votos de cada uma. “O Muda OAB!-RS recebeu 23% dos votos na última eleição (2015) e foi a única chapa de oposição, quando já se anunciavam os descalabros que permitiram a reforma trabalhista e a EC 95 (PEC da morte). OAB, além de se omitir nestas graves questões, seguiu fazendo política partidária enquanto as prerrogativas da profissão nunca foram tão violadas”, afirmam em sua página do Facebook.

A Chapa 3 também defende uma advocacia mais comprometida com o meio ambiente; é a favor da divulgação online das contas da OAB/RS, de licitações e da realização de concurso público para seleção de pessoal; a defesa de que não há hierarquia entre a advocacia e a magistratura; reduzir a anuidade em 5%; defender o estabelecimento do piso da advocacia, com paridade de gênero; isenção dos novos advogados nos primeiros três anos; denúncia do racismo e de toda forma de intolerância; respeito e inclusão a todas as orientações sexuais; defesa plena da acessibilidade a pessoas com deficiência, entre outras propostas.

Natural de Caxias do Sul, Torelly é o candidato à presidência da chapa. Graduado pela UFRGS, Mestre pela PUC-RS e doutor pela USP, foi Procurador-Geral do Estado e do município de Canoas, além de já ter integrado a direção da OAB-RS como secretário-adjunto e coordenador das subseções.

Nominata:
Paulo Peretti Torelly, Presidente
Maria Cristina Cereser Pezzella, Vice-Presidente
Lucas Souto Bolzan, Secretário-Geral
Luciane Pires Dias, Secretária-Geral Adjunta
Joao Paulo Veiga Sanhudo, Tesoureiro

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Consta que Paulo Peretti Torelly fez uma doação nas eleições de 2014 ao Partido dos Trabalhadores. Valor 5950 reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo