CULTURA. A volta do Santa Maria Vídeo e Cinema. Festival terá 37 produções nas mostras competitivas

CULTURA. A volta do Santa Maria Vídeo e Cinema. Festival terá 37 produções nas mostras competitivas

CULTURA. A volta do Santa Maria Vídeo e Cinema. Festival terá 37 produções nas mostras competitivas - liciane-smvc

Tabajara Ruas (em ação no “A Cabeça de Gumercindo Saraiva”) será homenageado na abertura do evento, que terá a apresentação do filme

Por LICIANE BRUM (com foto de Dulce Helfer/Divulgação), da Assessoria de Imprensa do Festival

Depois de cinco anos sem mostras competitivas, o Santa Maria Vídeo e Cinema retoma, neste ano, suas atividades e volta à Praça Saldanha Marinho. A 12ª edição do festival começa na próxima terça-feira, dia 20, e vai até o dia 25 de novembro, com programação na praça, na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) e no Zeppelin Bar.

O tema “Atuar e mudar as coisas” norteou a curadoria das produções selecionadas no festival, que selecionou os curtas-metragens procurando relacionar temas que dialogam com a afirmação dos direitos humanos e o respeito às diferenças.

A programação oficial começa na noite de terça-feira, no Centro de Convenções da UFSM, com a exibição do longa-metragem A Cabeça de Gumercindo Saraiva, de Tabajara Ruas, o diretor homenageado desta edição. Na ocasião, Tabajara receberá o Troféu Vento-Norte e participará de um bate-papo sobre a produção, com a mediação do jornalista Marcelo Canellas. A entrada é gratuita e aberta ao público.

A programação segue com as mostras infantis e mostras competitivas (na Praça Saldanha Marinho), exibição de longas metragens (na Cesma), e sessões de cineclube no Zeppelin, bar oficial do 12º SMVC.

No total, 37 produções (20 locais e 17 nacionais) concorrem nas mostras competitivas, que serão exibidas de de quarta (21) a sexta-feira (23). A premiação e encerramento desta edição estão marcadas para o sábado, dia 24, na Praça Saldanha Marinho. A festa de encerramento será no Zeppelin, após a premiação.

Neste ano, o SMVC homenageia, além do diretor Tabajara Ruas, a atriz Cândice Lorenzoni e o ator Leonardo Machado,falecido em outubro deste ano.

Tradição e cinema acessível: as marcas do SMVC

O Santa Maria Vídeo e Cinema é um evento tradicional e consolidado no calendário cinematográfico brasileiro. Desde 2002, por suas atividades passaram nomes como João Moreira Salles, Carlos Reichenbach, Giba Assis Brasil, Lucélia Santos, Paulo Nascimento, Silvio Tendler, Jorge Furtado, Flávio Bauraqui, Carlos Gerbase e Manuela do Monte, entre muitos outros cineastas, atores, atrizes, cineclubistas e apaixonados pelo cinema.

Neste ano, o destaque é a sessão de cinema acessível do filme “Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos”, estrelado por Edson Celulari, que interpreta um personagem cego. O cinema terá recursos de acessibilidade que contemplam a Língua Brasileira de Sinais (Libras), legenda para surdos e ensurdecidos e audiodescrição.

O Santa Maria Vídeo e Cinema é realizado pela Associação SMVC, com organização da Filmes de Junho Produtora e Ideia Ação Design Planejamento, com co-promoção da Prefeitura de Santa Maria, UFSM e Sinprosm.

Serviço:

O quê: 12ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema
Quando: De 20 a 25 de novembro
Onde: Praça Saldanha Marinho, Cesma e Zeppelin Bar, em Santa Maria.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *