Artigos

Março e suas importantes reflexões – por Roberto Fantinel

Mês da Mulher: ‘que façamos valer o respeito do qual tanto costumamos falar’

Muito mais do que usar de uma data simbólica para parabenizar as mulheres, março é um mês para repensarmos ações que oportunizem a cada mulher ter a vida que deseja. Garantindo educação de qualidade para crianças e jovens, formação de lideranças femininas, investimentos e iniciativas pelo trabalho, saúde e direitos iguais.

Março é o mês das reflexões, das lutas, da busca pela igualdade. É sobre cada mulher, mãe, avó, filha, profissional. É pela busca da participação feminina na política, na ciência, no esporte e onde cada uma optar por estar.

Este ano, em especial, no Dia Internacional da Mulher vimos com profunda tristeza, mulheres ucranianas a fugir de uma guerra com os filhos nos braços, se alojando em abrigos e deixando seus maridos e companheiros na frente do combate. Infelizmente, diferente do que esperamos, ano a ano, quando acreditamos evoluir, ainda acompanhamos o sofrimento da violência sexual e o tráfico de pessoas atingindo brutalmente as mulheres neste tipo de conflito.

Onde estão os pilares da democracia e da igualdade? Como deputado estadual digo: é preciso reconhecer a importância do empoderamento feminino e tomar decisões de impacto. Os pilares estão nos espaços que, erroneamente, as mulheres ainda precisam brigar para obter. Os pilares encontram-se em um contexto muito maior, mais longevo e colaborativo.

Março pode ser o mês das flores, do batom vermelho, do salto alto, mas, sem demagogia, é o mês para nos esforçarmos para diminuir, ou, quem sabe, até extirpar o preconceito e a desvalorização que ainda ecoam entre nós, com salários desiguais, violência doméstica, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira. 

Que possamos refletir e agir na busca por uma sociedade mais justa para a mulher. Onde as desigualdades deixem de ser reproduzidas com naturalidade e onde façamos valer o respeito do qual tanto costumamos falar. O respeito muda tudo, disparidade também!

(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo