CIDADE. Prefeitura decreta luto oficial pela morte do escritor e ex-vereador de SM Humberto Gabbi Zanata

CIDADE. Prefeitura decreta luto oficial pela morte do escritor e ex-vereador de SM Humberto Gabbi Zanata

Da Superintendência de Comunicação da Prefeitura Municipal (com foto de Arquivo Pessoal)

CIDADE. Prefeitura decreta luto oficial pela morte do escritor e ex-vereador de SM Humberto Gabbi Zanata - prefeitura-zanatta

Ex-secretário de Cultura e ex-vereador, Zanatta morreu nesta sexta-feira

Com pesar, a Prefeitura de Santa Maria decretou, nesta sexta-feira (28), luto oficial de um dia pelo falecimento do escritor Humberto Gabbi Zanatta, 70 anos. Ex-secretário de Cultura do Município entre 2004 e 2008, Zannata também foi vereador na 10ª Legislatura, de 1989 a 1992. O também jornalista, advogado (ambas formações pela Universidade Federal de Santa Maria) e sociólogo morreu nesta sexta-feira, no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

Referência na Cultura santa-mariense e gaúcha, Zanatta foi, em 2009, patrono da Feira do Livro de Santa Maria e, em 2003, patrono da Feira do Livro Infantil de Santa Maria.

Natural de Taquaruçu do Sul, nasceu em 25 de julho de 1948, sendo que, aos dois anos, mudou-se para Santa Maria. Devido sua contribuição à Literatura, também foi patrono de outras feiras, como nas cidades de Cacequi, São Sepé e Júlio de Castilhos. Em 1977 foi o vencedor na categoria Conto, do Concurso Literário Felippe D’Oliveira. O escritor é patrono da cadeira número 06 da Academia Santa-mariense de Letras.

Humberto Gabbi Zanatta possui dezenas de obras individuais e mais outras tantas coletivas publicadas, entre poesia, crônica, ensaio e literatura infantil, além de músicas nativistas.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: Foi confirmado agora há pouco, pela família, que o velório de Humberto Gabbi Zanatta começa daqui a pouco, às 9 e meia, no plenário da Câmara de Vereadores, e o sepultamento acontece amanhã, às 4 da tarde, no Cemitério Ecumênico Municipal.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *