EstadoPolíticaTrabalho

TRABALHO. Servidores estaduais (do Executivo) já podem encaminhar a antecipação do 13º nos bancos

Funcionários do Poder Executivo devem ir a qualquer agência do Banrisul, não sendo obrigatório ser na agência de seu relacionamento

Por VANESSA FELIPPE (com foto de Arquivo), da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini

Os servidores públicos do Poder Executivo podem, a partir desta sexta-feira (14), solicitar a antecipação do 13º salário de 2018 no Banrisul. Assim, será possível receber o valor integral e em dia. A possibilidade de antecipar o 13º salário foi aprovada pela Assembleia Legislativa na última terça-feira (11), por unanimidade, durante a votação do projeto de lei complementar 188/2018.

Para pedir a antecipação, o servidor deve ir a qualquer agência do Banrisul, não sendo obrigatório ser na agência de seu relacionamento. Também é possível fazer a operação nos canais de autoatendimento: caixas eletrônicos/ATMs, home banking e aplicativo Banrisul Digital.

Quem solicitar a antecipação agora vai receber o valor no dia 20 de dezembro. Se o pedido for feito entre 20 de dezembro e 15 de janeiro, o dinheiro poderá ser liberado no mesmo dia.

Por se tratar, na prática, de um empréstimo com o banco, a operação tem juros. O governo gaúcho vai ressarcir esse custo do empréstimo diretamente ao servidor, em folha de pagamento, com correção de 1,50% ao mês sobre o saldo devedor.

No caso dos servidores que têm apenas uma conta do tipo portabilidade no Banrisul e que recebem o salário mensal por outros bancos, é preciso procurar suas agências.

O servidor que não optar pela antecipação da chamada gratificação natalina e receber o pagamento parcelado também vai receber a correção mensal de 1,50%, prevista na lei. Segundo o texto da proposta encaminhada ao Parlamento, trata-se de “medida excepcional diante das circunstâncias econômico-financeiras do Poder Executivo”, para evitar prejuízos aos servidores públicos e ao próprio Estado.

Mesmo assumindo a indenização pelo atraso do pagamento do 13º salário, a medida vai propiciar adequação do fluxo de caixa do Estado e garantir o ressarcimento aos servidores ativos, inativos e pensionistas em valores compatíveis com os custos de financiamento oferecidos pela rede bancária.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo