CampoRegiãoTurismo

REGIÃO. Alimentos de qualidade fazem parte do roteiro de turismo em Ivorá, com o apoio da Emater

Por HELENA BOUCINHA e FRANCINE ANTUNES, da Assessoria de Imprensa da Emater-Regional SM

Em Ivorá, na Quarta Colônia de Imigração Italiana, na região Central, um roteiro de turismo de aventura apoiado pela Emater/RS-Ascar, o Caminhos de Ivorá, está recebendo dezenas de visitantes durante o verão. O roteiro oferece visitas guiadas a 14 pontos turísticos na cidade e no interior, e a mais de 17 cascatas de águas límpidas. Os visitantes percorrem também 12 pontos de vendas de produtos coloniais com ofertas de doces, salgados, pães, cucas, biscoitos, vinhos, graspa, sucos, frutas e café colonial, além de oito restaurantes, todos com a garantia de qualidade e de boas práticas de fabricação.

É neste ponto que a Emater/RS-Ascar se insere, pois vem desenvolvendo junto aos agricultores familiares envolvidos nas rotas de turismo do município um trabalho de acompanhamento e preparação de alimentos para as altas temporadas. – Nosso papel é referente à alimentação, principalmente no café colonial cuja família responsável faz parte do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, das cantinas e agroindústrias, com a intenção de fomentar o turismo como uma forma dos agricultores disponibilizarem seus produtos com qualidade e demonstrando cuidados de boas práticas de fabricação -, aponta o extensionista rural do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Ivorá, Nilmar Stefanello.

Entre os pontos de produtos coloniais estão padarias, quiosques, cantinas e agroindústrias, todos com sabores expressivos da culinária italiana. Também é possível adquirir produtos de artesanato em alguns locais ao longo do passeio.

Roteiro

A programação da temporada de verão do Caminhos de Ivorá começa às 9h e se encerra às 19h. – Em nossos passeios, que são acompanhados por guias bem experientes, temos uma grande preocupação ambiental e com  a integridade física de nossos visitantes, então é recomendável o uso de roupas leves, sapatos fechados e com boa aderência, boné ou chapéu, protetor solar e roupas para banho para ter um bom passeio -, diz o organizador do roteiro, Leandro Sarzi.

Para facilitar o acesso aos locais de difícil acesso surgiu a necessidade de que fosse adquirido um veículo forte e com capacidade de acomodar os grupos de turistas. Deste modo, foi incorporado aos passeios um veículo militar de fabricação americana, importado pelo exército brasileiro, o Caminhão Reo Motor, tração 6×6, do ano de 1968, totalmente restaurado, com bancos individuais, cintos de segurança, som ambiental, caixas térmicas e água gelada, a fim de oferecer maior praticidade e conforto aos visitantes.

Entre paisagens, cânions, cascatas e trilhas, o público encontra uma grande variedade de lazer. – Nossa missão é divulgar e intensificar as atividades turísticas em Ivorá e de toda a Quarta Colônia. Ficamos realizados quando vemos no rosto de cada pessoa que participa de nossos passeios a certeza da satisfação de ter passado momentos de muita interação com a natureza, e poder ter conhecidos lugares únicos, que são realmente muito lindos -, assegurou Sarzi.

Para quem deseja se hospedar em Ivorá e aproveitar os passeios do roteiro de aventura por mais dias, os turistas podem ficar na Pousada Cabanas Paraíso, que faz parte da programação sugerida, e que pode ser personalizada de acordo com o grupo de visitantes, inclusive. Informações sobre o roteiro de aventuras Caminhos de Ivorá podem ser obtidas diretamente no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar ou pelo telefone (55) 3267-1044.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo