EducaçãoJudiciárioMinistério PúblicoPrefeituraSegurançaUFSM

EDUCAÇÃO. Juíza da Infância coordena reunião com Prefeitura, autoridades e universidades: é a Calourada

Pozzobom, no encontro desta sexta: Prefeitura pediu envolvimento efetivo das instituições de ensino superior e do Conselho Tutelar

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Uma reunião, na manhã desta sexta-feira (1º), tratou sobre a organização da Calourada Segura, evento promovido pela Prefeitura de Santa Maria em parceria com órgãos de segurança, para marcar o início do semestre letivo nas universidades do Município. Durante o encontro, realizado no Salão do Júri e conduzido pela juíza da Infância e Juventude, Gabriela Dantas Bobsin, foram solicitados os apoios das instituições de ensino superior, além da participação mais efetiva do Conselho Tutelar durante as noites de realização do evento, na Praça Saturnino de Brito, no Centro. Este ano, a Calourada Segura deve ocorrer entre os dias 11 e 15 de março, semana de início das aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Além do prefeito Jorge Pozzobom e do chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, participaram da reunião o promotor de Justiça Especializada, Ricardo Lozza; o diretor da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), Ailo Saccol; a coordenadora de Relacionamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Relações Comunitárias da Universidade Franciscana (UFN), Laíse Chaves; e o pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Clayton Hillig. Representando as forças de Segurança, estiveram presentes o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPM), tenente-coronel Erivelton Hernandes; o delegado regional de Polícia Civil, Sandro Meinerz; o delegado da Polícia Federal, Getúlio Jorge de Vargas; o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes; e o assessor de Instrução da GM, Edson Luiz Weise.

As instituições de ensino manifestaram o compromisso de atuar de forma mais efetiva para promover a Calourada Segura. Da mesma forma, representes do Conselho Tutelar reforçaram o papel importante a ser desempenhado em eventos onde há a participação de menores.

O prefeito Jorge Pozzobom explicou que a Calourada Segura foi assumida pela Prefeitura com o propósito de torná-la um evento periódico e bem organizado.

“Planejar a Calourada Segura foi uma decisão tomada no nosso primeiro ano de Governo. Já realizamos quatro edições do evento e, com a ajuda das forças de Segurança, as ocorrências policiais durante o evento diminuíram drasticamente. Mas, para que a iniciativa continue dando certo, precisamos firmar parceria com as universidades”, explicou o prefeito Jorge Pozzobom.

No entendimento da juíza da Infância e da Juventude, a festa tem como característica receber não só estudantes, mas também outros jovens que desejam participar do movimento na Praça Saturnino de Brito. Por isso, a intenção é que cada vez mais, a segurança a todos seja garantida.

“Nossa intenção com este encontro é reforçar que queremos minimizar os riscos e proteger a todos, não só os calouros e universitários, mas, inclusive, os jovens que vão até o local para cometer algum ato infracional. Enquanto Juizado da Infância e da Juventude, temos o dever de zelar de todos os jovens, não temos o intuito de fazer uma seleção sobre quem vamos proteger”, afirmou a juíza Gabriela Bobsin.

INTENÇÃO É PROPORCIONAR UM AMBIENTE ACOLHEDOR AOS JOVENS

O chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, destacou que a recepção aos novos estudantes e aos demais participantes da “Festa dos Bixos” deve ser tratada como um evento de grandes proporções, realizado em um espaço público. Por isso, a intenção é que a festa aconteça de forma planejada, segura e organizada, a fim de atender as expectativas dos participantes, mas também dos comerciantes e moradores do entorno.

 “A Calourada Segura se consolidou como um evento que precisa acontecer, é tradicional em Santa Maria. A nossa preocupação enquanto Poder Público é garantir que todos os atores envolvidos – estudantes, visitantes, moradores, comerciantes e trabalhadores das redondezas – se sintam seguros e possam desfrutar de uma infraestrutura preparada para manter o local preservado, inclusive no dia seguinte”, concluiu Guilherme Cortez.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo