EDUCAÇÃO. Prefeitura divulga relação atualizada de veículos escolares em situação regular em Santa Maria
Por Mariana Fontana / Prefeitura de Santa Maria
Com a retomada das atividades letivas, além de buscarem pelos materiais escolares, muitos pais e responsáveis têm, ainda, outra preocupação: a contratação de transporte escolar para as crianças. Para dar segurança a quem precisa do serviço, a Prefeitura de Santa Maria disponibiliza a relação de veículos que estão em situação regular junto à Secretaria de Mobilidade Urbana e que estão aptos a realizar o transporte.
A relação completa está disponível neste link, onde consta o nome do autorizatário, o prefixo e a placa do veículo que está em situação regular, conforme atualização realizada nessa quarta-feira (13). A situação de cada condutor pode ser consultada diretamente na Secretaria de Mobilidade Urbana, pelo telefone (55) 3921-7271.
Ainda, na listagem, consta também a informação referente à data de vencimento da vistoria. A validade do Selo de Vistoria varia de quatro a seis meses, de acordo com o ano de fabricação do veículo. Caso um autorizatário, após vencido o prazo, não encaminhe a renovação para a vistoria do veículo, ele será removido da lista de regulares e estará sujeito às penalidades previstas em legislação.
Conforme o secretário de Mobilidade Urbana do Município, João Ricardo Vargas (Coronel Vargas), é importante que os pais e responsáveis tenham atenção na contratação desse serviço, primando pela escolha de veículos regulares, para garantir a segurança das crianças e jovens.
“Com estas informações detalhadas, os responsáveis conseguem conferir se o veículo que eles estão contratando está habilitado para atuar nesse transporte. Temos que prezar pela segurança neste serviço”, explica Vargas.
Dicas para contratação do serviço de transporte escolar
A principal recomendação aos pais e responsáveis é que sejam contratados somente transportes escolares legalizados no Detran e na Prefeitura Municipal, pois estes veículos são vistoriados com regularidade. Também é fundamental que sejam solicitadas a apresentação dos seguintes documentos:
– Carteira de Licença Individual (CLI) e Selo de Vistoria do Veículo, ambos emitidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana;
– Autorização para Trânsito de Veículo de Transporte Escolar, emitida pelo Detran;
– Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D, emitidos pelo Detran.
– Caso o profissional não atenda aos requisitos listados acima, a orientação da Prefeitura é pela não contratação do serviço. Denúncias de irregularidades podem ser registradas pelo telefone (55) 3921-7271.
Nossa! Nesta foto HÁ VANs escolares.
Junto com debate se vem ou não vem a Estátua da Liberdade precisamos ter certeza que nossos estudantes tem segurança.