LUNETA ELETRÔNICA. Abaixo-assinado a favor da vinda da Havan, Hospital Regional, e Peça Nota SM
Por Maiquel Rosauro
* O vereador João Kaus iniciou, nessa quinta-feira (14), um abaixo-assinado em favor da vinda da Havan para Santa Maria.
* O recolhimento de assinaturas ocorreu na Praça Saldanha Marinho.
* Em apenas três horas, Kaus conseguiu mais de 250 assinaturas.
* Em relação a polêmica instaurada pelo empresário Luciano Hang, dono da Havan, o qual divulgou um vídeo criticando o Sindicato dos Comerciários, o vereador preferiu não entrar na discussão.
* “Deixa o povo decidir. Temos que acreditar em novos tempos, com desenvolvimento, emprego e renda para o nosso povo”, afirmou o emedebista.
* Nesta sexta (15), o parlamentar promete voltar ao Centro com o abaixo-assinado.
* O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) tem audiência marcada com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, na próxima terça (19), às 18h, em Porto Alegre.
* No encontro, Valdeci, que é membro titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, vai pautar a situação do Hospital Regional de Santa Maria, que permanece com todos os leitos fechados à comunidade.
* Na reunião, além de destacar a importância de se providenciar, o mais rápido possível, a abertura dos leitos via SUS, Valdeci pretende recomendar à secretária que retome o diálogo do Estado com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) a respeito do Regional.
* “A secretária já disse publicamente que não há como abrir o hospital a pleno sem contar com o apoio e com recursos do governo Federal. Nesse sentido, acreditamos que a participação, o conhecimento e a experiência da Ebserh, órgão vinculado à União e que é responsável pela gestão de diversos hospitais no país, ajudaria muito nesse processo. Sem contar que a Ebserh conhece o tema e, no passado, já apresentou inclusive um plano de gestão para o Hospital”, destacou.
* O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) realiza, nesta sexta, o último dia de orientações e cadastramentos no Peça Nota Santa Maria e no Nota Fiscal Gaúcha, na Caixa Econômica Federal do Calçadão. A equipe estará na agência das 10h às 16h.
* As instituições beneficiadas pelos programas também podem participar da atividade de divulgação e cadastramento.
Abaixo-assinado irrelevante.
Questão da Havan é simples, a polêmica toda vem dos lojistas locais que não querem concorrência de fora (e não vão admitir nunca) e os vermelhinhos ( inclusive nos sindicatos) que querem o ‘figo’ do dono da rede de lojas por motivos políticos. Boa sorte a todos os envolvidos.
Valdeci, aquele do asfalto para São Martinho e agora da duplicação da 287, está oferecendo Ebserh e SUS sem saber a opinião da direção e/ou de quem decide o destino dos mesmos. Já que gosta de sugestões quem sabe não aceita uma? Ler um livro sobre licitações.